As unhas e a saúde

Olá meninas! Hoje vamos falar de um tema mais sério e que envolve as nossas estimadas unhas!

As unhas podem informar mais sobre nossa saúde do que imaginamos!

O diagnóstico das doenças a partir das unhas é realizado através de um exame visual, com auxílio de uma lupa e com o dermatoscópio. O dermatologista analisa toda a unha, verificando as deformações, manchas, depressões, sulcos, pontos coloridos e mudanças de aspecto.

 

Lista de doenças que podem ser diagnosticadas pelo exame das unhas (das mãos)

Doenças do Rim: Unhas brancas na metade proximal (perto da cutícula) e a outra metade vermelha na parte distal.

Cirrose Hepática: Unhas brancas, com exceção da ponta (nas 10 unhas das mãos)

Doenças do Pulmão: Unhas amareladas com espessamento e crescimento lento, com aumento da curvatura.

Psoríase: Depressões(furinhos) na lamina ungueal.

Anemia ferropriva e traumas repetidos na unha: Unha em colher

Micose: Unhas Brancas, devido ao fungo.

Trauma repetido na matriz da unha: Manchas brancas (são muito comuns)

Hemorragia subungueal: Pequenos traumas na unha podem romper vasos de sangue embaixo da unha e provocar pontos de hemorragia (pontos vermelho escuro). Algumas drogas como a aspirina, também podem causar a hemorragia, mas a grande maioria dos casos ,é provocada por traumas.

Unhas pálidas: pode ser um indício de anemia.

Elevações ou feridas ao redor da unha: pode ser desde uma verruga até câncer de pele e precisa ser examinado pelo médico.

Melanoma: o tipo mais perigoso de câncer de pele. Se a mancha se espalha para a cutícula ou dobras de uma unha é necessário procurar um médico imediatamente.

 

 Cuidados com as unhas

– Manter unhas limpas e secas,

– Unhas grossas e difíceis de cortar: deixe-as imersas em água salgada e sabonete de 5 a 10 minutos e após aplique creme de uréia a 10%. Limpe-as normalmente.

– Cortar as unhas acompanhando a forma do dedo, com uso de tesouras apropriadas.

– Não roer as unhas.

– Usar lixa fina para deixar a unha lisa, sem lascas, peles e estrias.

– Unhas encravadas. Evitar manuseá-las, vá ao podólogo ou dermatologista (se estiverem infectadas ou doloridas)

E é isso meninas, é crucial cuidar da saúde e das nossas unhas… Para sermos belas também necessitamos de ser saudáveis!

27 comments

  1. isso ai tudo verdade!!!!! eu sou manicure a 30anos e conheço quase tudo de unhas , me preocupo quando uma cliente se encontra com algun problema em sua unhas eu passo a informação e pesso para cuida-las,procurando um proficional na area…

  2. Adorei…não adianta só mostrarmos desenhos e unhas perfeitas temos que mostrar oque pode acontecer se não cuidarmos direito delas…parábens!

  3. Ótimo ,agora vou sempre tomar cuidados, vou passar a cuidar de minhas unhas … vocês estão cada vez melhor com esses cuidados! 🙂 bjs

  4. tenho micose na unha o que uso pra acabar
    a unha e fofa e doi quando cresce um pouco mas me ajude obg

  5. Adorei as dicas o site tbm, eh muito proveitoso pra quem trabalha na area e pra quem gosta de cuidar de si mesma, porem tenho um serio problema com rachaduras no calcanhar, gostaria de obter alguma dica de cuidado e prevençao.Se puderem me ajuda

  6. eu tenho uma unha partida quando ella cresce se parte, então eu tenho ki corta sempre ela e so cresce as outras e ela nada me ajudem ai o ki eu faço …..

  7. hj em dia cuido muito bem das minhas unhas… pois quando eu tinhas meus 13 14 15 anos eu nao tinha unhas de tanto que eu roia …mais agora ela são lindas…. e muito saudadevis tbm….beijos

  8. Minhas unhas são lindas cuido muito bem delas… Adoreii fiicaar saabeendo dee toodaas as dicaas pois agora estou bem informada e prevenida para não pegar esses tipos de doenças !!! Beiijoos 🙂

  9. Minhas unhas são perfeitas pois sempre cuido delas , mais agora que eu soube dessas informaçoes vou cuidala-s muito melhor obriigaadaa pelaas diicaas… 🙂

  10. Ola!! Sou manicure a alguns anos. Faço pesquisa com óleo de cravo em conjunto com óleo de copaiba. Da resultado, deixa a unha saudavel novamente. Tem um porém o tratamento é longo e aplicar, duas vezes por dia se estiver muito afetado…Duraçao do tratamente de um ano a tres anos, dependo da gravidade. Mas quando é fortalecimento e descamaçao o tempo é menos…Assiduidade na aplicaçao é o segredo do resultado… Da resultado, aprendi com o capricho e assiduidades das minhas clientes. Elas me ajudaram a perceber o resultado…

  11. Oi boa noite. Estou muito preocupada com minhas unhas das maos esta dando uma verruga dura embaixo da unha e ela vai ficando solta , estou colocando iodo puro mas nao sei se cura , mas segunda vou marcar uma dematologia aqui de Sao Pedro pois ja esta dando em mais 2 unhas estou com medo que seja cancer, mas deve ate ser problema de hormonio houvi dizer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *