Cuidados

Unhas encravadas

As nossas unhas são uma parte bastante delicada do nosso corpo. Quando não as tratamos bem, elas ressentem-se, causando problemas ao nosso bem estar. Um erro frequente das pessoas é o de cortar os cantos das unhas, abrindo um espaço para a unha crescer erradamente contra a nossa pele, causando dores fortes que nos podem incomodar seriamente.

 Como é que as unhas encravam?

Existem várias formas de se ficar com unhas encravadas, sendo a escolha do calçado uma das mais importantes. Infelizmente, com o passar dos anos, a indústria do calçado foi apostando mais na modernização e design futurista dos sapatos, ao invés de apostar no conforto. Muito calçado não se adapta correctamente às suas unhas, por isso deve escolher bem na hora de comprar, privilegiando o conforto à estética. A forma como temos o pé durante o sono também é importante, pois quando estamos deitados, a roupa da cama pode causar pressão sobre as unhas, que com o passar das noites, podem acabar por seguir sentidos que não são naturais.

 O corte correto das unhas

Devemos cortar as nossas unhas a direito, seguindo uma linha curva que não demonstre falhas ou lugares onde a unha fica maior ou mais pequena. Evite cortar muito nos cantos para que a unha não cresça para dentro da pele, o que acontece frequentemente, sobretudo se deixar alguma parte da zona lateral mal cortada. Não corte as unhas «demasiado curtas, pois devemos deixar uma pequena parte livre para que a unha não entre na pele do dedo. Corte após um bom banho quente, mas sem deixar os pés húmidos durante muito tempo, pois pode ser prejudicial e uma ajuda para que fique com as unhas encravadas.

Trate bem as suas unhas, pois quando temos uma unha encravada, costumamos desenvolver hábitos no andar, para evitar a dor, que podem custar a desaparecer no futuro.

34 Comments

Click here to post a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Nossa, estou com uma unha que estou quase morrendo, obrigado pelas dicas, eu estou colocando o pé de molho na água quente com sal dizem que é bom, e está igualzinho a imagem ilustrativa !!

  • sofri com unhas encravadas durante uns 10 anos mais ou menos foram momentos de muita dor ,constrangimento e durante esse tempo só usava sandalias mesmo no inverno fui a podologos ,gastei um dinheirao e nao resolveu .quando comecei a colocar calicida nos cantinhos quando a unha do dedao ia crescendo ela ia tendo espaço para crescer . ai graças a deus endireitou hoje tomo muito cuidado para nao encravalas de novo.

    • Rosa Cristine, me explica essa história de calicida nos cantinhos das unhas, p favor, quero entender, dá certo mesmo? ou alguem q saiba outra dica pra nao encravar sem cortar esses danados desses cantinhos.Pq pra mim, se nao cortar, piora mesmo!!!

  • nóssa estou com as duas unhas dos pés encravadas, a dor é demais, fui ao médico e ninguém soube oque fazer, então comecei a tratar em casa, com remédios caseiros e esta melhorando ! 🙂

  • Hum, já tive unhas encravadas, na verdade hoje em dia faço a unha numa podóloga que adorei o trabalho, nunca mais tive problema com unha encravada, frequenta a podóloga mais por ser bailarina e usar muito sapatilha de ponta, aí cuido muitíssimo dos meus pés,por os coitadinhos sofrem horrores.

  • eu tenho problema de unha encravada é raro a manicuri que acerta fazer minha unha,me falaram que eu tenho cortar a unha reta não tira o canto que ai o canto sai pra fora é verdade?

  • Me filho tem 2 anos e desde que nasceu, as unhas dos pés crescem encravadas,sofro na hora de cortar, não só nos cantos mas no meio, elas crescem fazendo uma curva para dentro.

  • Eu tive por muito tempo unha encravada, assim como meu irmã, até que um cirurgião plastico me indicou a cantoplastia, funciona muuuuuito. Ele tbm fez a anos e nunca mais encravou, minha operação foi a quase 3 meses e foi um sucesso
    Então indico a vocês procurem um cirurgião plastico e falem dessa tecnica

  • gostei mto daa diga, pois eu nao sabia disso!!! eu so manicure mas eu apedi em ksa faze unhas, nunca fiz curso… adorei sabe disso das unhas encravada>>> OBRIGADO

  • Eu tenho uma unha encravada a seculos. Teve um tempo que ela ficou boa sozinha.E agora voltou de novo.Nao sei mais o que fazer ja atentei de todos os metodos caseiros e nao funcionou! Nao tenho coragem de ir no podologo,pois dizem que eles arrancam a unha. O que eu faço ??

  • eu tenho problema de unha encravada , as vezes a manicure consegue desencravar, mas volta sempre,me falaram que eu tenho cortar a unha reta não tirar o canto , isso eu já faço, mas continua encravando, me falaram tbém em cortar no centro dela, tipo um V fazendo com que ela se curve e os cantos não entrem na carne, porém nunca tentei isso, pois acho que pode piorar, enfim…passo mtas dores nos dois pés com a unha do dedão encravada.

  • Unhas encravadas são um grande problema…. Na minha opinião a pessoa mais indicada para mexer nessas unhas são os podólogos, pois não é trabalho da manicure fazê-lo. Sou manicure e não desencravo as unhas, indico uma amiga podóloga. Não tenho medo de perder a cliente por isso, acho até que a cliente passa a ter mais confiança em mim…

  • eu sei bem o que é uma unha encravada , a quase 2 anos atrás eu tive unha encravada nós dos dedões do pé e pior começou com uma inflamação e depois com o tempo a inflamação piorou e não conseguia corta a unha pior que teve uma hora que eu não tava nem conseguindo colocar o pé no chão de tanta dor. Teve um dia que eu tava cuidando do dedão e eu vi que a unha estava atravessando meu dedo isso dos dois lados .. resumindo eu entrei em DESESPERO ! . Daí eu fui no médico e tomei 4 injeção porque tinha que cuidar primeiro da inflamação senão a anestesia não ia pegar e depois eu fui num cirurgião para a tirar a a unha encravada , ele só tirou a lateral ( ENTREI ANDANDO E SAI DE CADEIRA DE RODA , HAHAHA .. também tava com os dos dedões super enfaixados ) mas depois disso continuei o tratamento com uma podologa . Gente um conselho se você está com uma unha encravada vai numa podologa que ela sabe o que faz porque se você cutucar e inflamar vai ser pior porque vai doer e você nunca pode arrancar a unha toda porque senão quando ela crescer ela pode crescer deformada. Única coisa ruim do tratamento com a podologa é o preço , o tratamento é caro .

  • Aprendi 02 dicas importantíssimas para solucionar unhas encravadas e funciona mesmo!
    A 1ª foi repassada por uma Podóloga: no canto onde está inflamado, que é causado geralmente por corte incorreto, devemos colocar uma pequena bolinha de algodão para levantar a unha; isso mesmo, levantar a unha para que ela páre de entrar na carne o que ocasiona a inflamação. É recomendado sim fazer imersão em água quente para sair o pus, ai coloca nova bolinha no local. A unha vai crescer e parar de entrar na carne.
    A 2ª dica é cortar a unha sem cortar os cantos. E o principal: se não está doendo, não fique futucando. Geralmente o que dói é uma massinha ou acúmulo de pele nos cantos, geralmente passando o palito de unhas para remoção já é o suficiente.
    Desde que adotei essas dicas, nunca mais tive unhas encravadas e para as pessoas que sofriam também!

  • Ola, um aviso pras meninas, não cortem os cantos, se isso não adiantar, procurem um medico ou podólogo, eu cortava sempre o canto da minhas, até que um dia encravou e não teve jeito, tive que operar, cantoplastia é o nome da operação, meu dedo ficou feio, tenho vergonha de usar sandália/chinelo, na rua, a unha não cresce mais nas laterais e ficou estranha, então antes de precisar chegar a este extremo, cuidem enquanto da!

  • MENINAS UMA COISA QUE E BOA DEMAIS PASSA SORO FISIOLOGICO PRA LIMPA , PONGA BASTANTE DIPIRONA NA UNHA E COM POUQUINHO ALGODAO ENROLADO NO PALITO COLOCA NA UNHA E COLOCA MAIS DIPIRONA…………FAÇA ISSO 2 VEZES POR DIA,,,,, E OTIMO EXPERIENCIA PRA QUEM JA FEZ 7 CIRURGIA DE UNHA ENCRAVADA

  • Nossa eu sei bem o que é unha encravada doi d+++ pra desencravar mais temb depois que desencrava fica um tempinho minimo mais fica sem doer nossa nem é brincadeira quem tem sabe como doi

  • Adorei a dica,unhase extremamente encravadas devem ser trataddas por podólogos,nós manicures tentamos melhorar o problema,mas nao temos a soluçao.

  • estou com uma unha encravada no dedao do pé
    nao quer sarar , minhas unhas tem a tendencia de encravar, ja ate começei um tratamento numa podologa e nao adiantou
    o que faço????

  • Para quem acredita no poder das ervas vai mais uma dica: Compre ARUEIRA vende em folhas ou em lascas das ávores. Faça um chá e coloque os pés de molho com a água bem quentinha. A arueira é cicatrizante e se tiver inflamada ou até com puz, a erva se encarrega de retirar. Vc sente durante o tempo que estiver de molho um repuxamento e se reparar bem vc verá saindo do cantinho do dedo. A Arueira serva para diversas coisas.

  • A melhor indicacao para pessoas que sofrem muito com unhas encravadas é procurar um dermatologista, ele e’ o medico indicado para esses casos.

  • oi gente estou sofrendo com a minha unha em gravada ,tem anos que estou assim …passei 1 e 3 messes na pondo gola e nada resolve sempre volta …não aguento mais estou desesperada
    estou com vontade de arranca meu dedo …vou seguir essas dicas para ver se melhora ..se melhorar postarei aqui minha unha

  • me dar uma dica alguém …para ver se minha unha melhorar ,nao aguento mais ta doendo ,esta enxada com granuloma e pior é nos 2 cantos da unha …me ajude!!!