Unhas encravadas

As nossas unhas são uma parte bastante delicada do nosso corpo. Quando não as tratamos bem, elas ressentem-se, causando problemas ao nosso bem estar. Um erro frequente das pessoas é o de cortar os cantos das unhas, abrindo um espaço para a unha crescer erradamente contra a nossa pele, causando dores fortes que nos podem incomodar seriamente.

 Como é que as unhas encravam?

unha encravadaExistem várias formas de se ficar com unhas encravadas, sendo a escolha do calçado uma das mais importantes. Infelizmente, com o passar dos anos, a indústria do calçado foi apostando mais na modernização e design futurista dos sapatos, ao invés de apostar no conforto. Muito calçado não se adapta correctamente às suas unhas, por isso deve escolher bem na hora de comprar, privilegiando o conforto à estética. A forma como temos o pé durante o sono também é importante, pois quando estamos deitados, a roupa da cama pode causar pressão sobre as unhas, que com o passar das noites, podem acabar por seguir sentidos que não são naturais.

 O corte correto das unhas

Devemos cortar as nossas unhas a direito, seguindo uma linha curva que não demonstre falhas ou lugares onde a unha fica maior ou mais pequena. Evite cortar muito nos cantos para que a unha não cresça para dentro da pele, o que acontece frequentemente, sobretudo se deixar alguma parte da zona lateral mal cortada. Não corte as unhas «demasiado curtas, pois devemos deixar uma pequena parte livre para que a unha não entre na pele do dedo. Corte após um bom banho quente, mas sem deixar os pés húmidos durante muito tempo, pois pode ser prejudicial e uma ajuda para que fique com as unhas encravadas.

Trate bem as suas unhas, pois quando temos uma unha encravada, costumamos desenvolver hábitos no andar, para evitar a dor, que podem custar a desaparecer no futuro.

Quem escreveu...:
Administração do site, de vez em quando também publicamos

Comentários (34)

  1. Maryane Responder

    Nossa, estou com uma unha que estou quase morrendo, obrigado pelas dicas, eu estou colocando o pé de molho na água quente com sal dizem que é bom, e está igualzinho a imagem ilustrativa !!

  2. rosa cristine Responder

    sofri com unhas encravadas durante uns 10 anos mais ou menos foram momentos de muita dor ,constrangimento e durante esse tempo só usava sandalias mesmo no inverno fui a podologos ,gastei um dinheirao e nao resolveu .quando comecei a colocar calicida nos cantinhos quando a unha do dedao ia crescendo ela ia tendo espaço para crescer . ai graças a deus endireitou hoje tomo muito cuidado para nao encravalas de novo.

  3. Ana Paula Responder

    nóssa estou com as duas unhas dos pés encravadas, a dor é demais, fui ao médico e ninguém soube oque fazer, então comecei a tratar em casa, com remédios caseiros e esta melhorando ! :)

  4. Livia Responder

    Hum, já tive unhas encravadas, na verdade hoje em dia faço a unha numa podóloga que adorei o trabalho, nunca mais tive problema com unha encravada, frequenta a podóloga mais por ser bailarina e usar muito sapatilha de ponta, aí cuido muitíssimo dos meus pés,por os coitadinhos sofrem horrores.

  5. BALBINA Responder

    eu tenho problema de unha encravada é raro a manicuri que acerta fazer minha unha,me falaram que eu tenho cortar a unha reta não tira o canto que ai o canto sai pra fora é verdade?

  6. Amanda Responder

    Me filho tem 2 anos e desde que nasceu, as unhas dos pés crescem encravadas,sofro na hora de cortar, não só nos cantos mas no meio, elas crescem fazendo uma curva para dentro.

  7. Priscilla Macedo Responder

    Eu tive por muito tempo unha encravada, assim como meu irmã, até que um cirurgião plastico me indicou a cantoplastia, funciona muuuuuito. Ele tbm fez a anos e nunca mais encravou, minha operação foi a quase 3 meses e foi um sucesso
    Então indico a vocês procurem um cirurgião plastico e falem dessa tecnica

  8. Karyne Responder

    Eu tenho uma unha encravada a seculos. Teve um tempo que ela ficou boa sozinha.E agora voltou de novo.Nao sei mais o que fazer ja atentei de todos os metodos caseiros e nao funcionou! Nao tenho coragem de ir no podologo,pois dizem que eles arrancam a unha. O que eu faço ??

  9. Leo Responder

    eu tenho problema de unha encravada , as vezes a manicure consegue desencravar, mas volta sempre,me falaram que eu tenho cortar a unha reta não tirar o canto , isso eu já faço, mas continua encravando, me falaram tbém em cortar no centro dela, tipo um V fazendo com que ela se curve e os cantos não entrem na carne, porém nunca tentei isso, pois acho que pode piorar, enfim…passo mtas dores nos dois pés com a unha do dedão encravada.

  10. Flávia Responder

    Unhas encravadas são um grande problema…. Na minha opinião a pessoa mais indicada para mexer nessas unhas são os podólogos, pois não é trabalho da manicure fazê-lo. Sou manicure e não desencravo as unhas, indico uma amiga podóloga. Não tenho medo de perder a cliente por isso, acho até que a cliente passa a ter mais confiança em mim…

  11. Jessica Kamei (@Jessicakamei) Responder

    eu sei bem o que é uma unha encravada , a quase 2 anos atrás eu tive unha encravada nós dos dedões do pé e pior começou com uma inflamação e depois com o tempo a inflamação piorou e não conseguia corta a unha pior que teve uma hora que eu não tava nem conseguindo colocar o pé no chão de tanta dor. Teve um dia que eu tava cuidando do dedão e eu vi que a unha estava atravessando meu dedo isso dos dois lados .. resumindo eu entrei em DESESPERO ! . Daí eu fui no médico e tomei 4 injeção porque tinha que cuidar primeiro da inflamação senão a anestesia não ia pegar e depois eu fui num cirurgião para a tirar a a unha encravada , ele só tirou a lateral ( ENTREI ANDANDO E SAI DE CADEIRA DE RODA , HAHAHA .. também tava com os dos dedões super enfaixados ) mas depois disso continuei o tratamento com uma podologa . Gente um conselho se você está com uma unha encravada vai numa podologa que ela sabe o que faz porque se você cutucar e inflamar vai ser pior porque vai doer e você nunca pode arrancar a unha toda porque senão quando ela crescer ela pode crescer deformada. Única coisa ruim do tratamento com a podologa é o preço , o tratamento é caro .

  12. Mônica Patrícia Responder

    Aprendi 02 dicas importantíssimas para solucionar unhas encravadas e funciona mesmo!
    A 1ª foi repassada por uma Podóloga: no canto onde está inflamado, que é causado geralmente por corte incorreto, devemos colocar uma pequena bolinha de algodão para levantar a unha; isso mesmo, levantar a unha para que ela páre de entrar na carne o que ocasiona a inflamação. É recomendado sim fazer imersão em água quente para sair o pus, ai coloca nova bolinha no local. A unha vai crescer e parar de entrar na carne.
    A 2ª dica é cortar a unha sem cortar os cantos. E o principal: se não está doendo, não fique futucando. Geralmente o que dói é uma massinha ou acúmulo de pele nos cantos, geralmente passando o palito de unhas para remoção já é o suficiente.
    Desde que adotei essas dicas, nunca mais tive unhas encravadas e para as pessoas que sofriam também!

  13. Leela Responder

    Ola, um aviso pras meninas, não cortem os cantos, se isso não adiantar, procurem um medico ou podólogo, eu cortava sempre o canto da minhas, até que um dia encravou e não teve jeito, tive que operar, cantoplastia é o nome da operação, meu dedo ficou feio, tenho vergonha de usar sandália/chinelo, na rua, a unha não cresce mais nas laterais e ficou estranha, então antes de precisar chegar a este extremo, cuidem enquanto da!

  14. bruna ferreira de oliveira Responder

    MENINAS UMA COISA QUE E BOA DEMAIS PASSA SORO FISIOLOGICO PRA LIMPA , PONGA BASTANTE DIPIRONA NA UNHA E COM POUQUINHO ALGODAO ENROLADO NO PALITO COLOCA NA UNHA E COLOCA MAIS DIPIRONA…………FAÇA ISSO 2 VEZES POR DIA,,,,, E OTIMO EXPERIENCIA PRA QUEM JA FEZ 7 CIRURGIA DE UNHA ENCRAVADA

  15. nena Responder

    estou com uma unha encravada no dedao do pé
    nao quer sarar , minhas unhas tem a tendencia de encravar, ja ate começei um tratamento numa podologa e nao adiantou
    o que faço????

  16. Rachel Souza Responder

    Para quem acredita no poder das ervas vai mais uma dica: Compre ARUEIRA vende em folhas ou em lascas das ávores. Faça um chá e coloque os pés de molho com a água bem quentinha. A arueira é cicatrizante e se tiver inflamada ou até com puz, a erva se encarrega de retirar. Vc sente durante o tempo que estiver de molho um repuxamento e se reparar bem vc verá saindo do cantinho do dedo. A Arueira serva para diversas coisas.

  17. bruna Responder

    oi gente estou sofrendo com a minha unha em gravada ,tem anos que estou assim …passei 1 e 3 messes na pondo gola e nada resolve sempre volta …não aguento mais estou desesperada
    estou com vontade de arranca meu dedo …vou seguir essas dicas para ver se melhora ..se melhorar postarei aqui minha unha

Quer ser sorteada para GANHAR ESMALTES?
No Clube das Unhas você para além de receber novidades grátis toda a semana no seu email, também é colocada num SORTEIO MENSAL DE ESMALTES. Inscreva-se já e quem sabe não será a proxima sortuda. BOA SORTE
Só se cadastrar e cada vez que receber novidades poderá ser a ganhadora.
Não mostrar mais