Cuidados

Descubra tudo o que as unhas revelam sobre nossa saúde

As ciências da Saúde podem nos surpreender mais e mais com suas diversas descobertas. A cada dia surgem novos estudos, novas informações, tratamentos e possibilidades que nos ajudam a ter uma saúde de mais qualidade.

Muitas pesquisas e diversos estudiosos se preocupam em procurar entender quais são os sinais que o corpo nos dá de como está nossa saúde. Isso é muito importante para todos nós, pois leva ao diagnóstico mais fácil e rápido de diversos problemas de saúde que podem nos acometer. Além disso, acaba exigindo de nós um conhecimento mais aprofundado do nosso próprio corpo.

A verdade é que nosso corpo vive dando sinais de qual é seu estado, quais as deficiências de nutrientes, o que precisa se ingerir para melhorar certos aspectos no funcionamento do nosso organismo. Porém muitas vezes passamos maus bocados por não prestarmos atenção nos avisos do nosso corpo.

E os sinais muitas vezes não são em locais do nosso corpo que costumamos cuidar ou que prestamos atenção. Neste artigo falaremos um pouco sobre como o estado de nossas unhas podem falar a respeito do estado do nosso corpo como um todo e suas necessidades.

As unhas, apesar de subvalorizadas, podem ter diversas funções no nosso corpo. Protegem a pele dos dedos, servem como alívio para aquela coceira que nos incomoda, mas de fato podem ser aliadas no diagnóstico de ausência de vários tipos de vitaminas e nutrientes, e doenças infecciosas ou provocadas por outros vetores.

Dessa forma, para que você possa estar mais atento à saúde por meio de suas unhas, vamos falar um pouco sobre aspectos das unhas aos quais devemos estar sempre atentos. Cada um desses sinais que essa parte tão desvalorizada do corpo dá podem ser indícios valiosíssimos para nos ajudar a ter uma melhor saúde e qualidade de vida.

unhas saude

Preste atenção na cor de suas unhas!

Um dos aspectos que irá mostrar se suas unhas estão bem é a cor delas. Unhas saudáveis apresentam um tom de rosa por toda sua extensão, sendo normalmente um pouco mais claras em sua base. Mas em algumas ocasiões elas podem apresentar outra cor. Antes de observar se a coloração está boa, procure lavar bem suas unhas para que não cometa nenhum equívoco. Feito isso observe se há a presença de alguma dessas cores:

Unhas em tom esverdeado – Estão ligadas na maioria das vezes à infecções de caráter bacteriano como o botulismo, enterites, úlceras gástricas, salmonela, etc.

Unhas avermelhadas – Quando as unhas apresentam esse tipo de cor, possivelmente pode se tratar de infecções nas válvulas cardíacas, portanto é necessário cuidado.

Unhas em tom azulado – Nesse caso o mais provável é que esteja ocorrendo problemas que impedem a oxigenação devida do corpo, o que pode acarretar vários problemas para o indivíduo

Unhas incolores – Indicam a ausência de uma ou mais vitaminas como o ferro e o zinco.

Unhas esbranquiçadas/amareladas – De forma geral estão sempre ligadas a doenças hepáticas como cirrose, e as conhecidas hepatites.

Unhas escurecidas nas pontas – É um dos indicadores do envelhecimento normal ou precoce, bem como de doenças cardíacas.

Preste atenção na espessura e na resistência de suas unhas!

Não é incomum as pessoas acreditarem que quanto mais grossas forem as unhas, mais saudáveis elas parecerão ou são. Na verdade, várias doenças pulmonares a exemplo de bronquite, asma e alguns tipos de alergias têm como um dos seus sintomas uma maior espessura das unhas.

Problemas na tireoide como tireoidites, bócio, hipertireoidismo ou hipotireoidismo podem também deixar esse mesmo sinal, se fazendo necessário o tratamento o mais rápido possível. Além desses problemas, unhas muito grossas podem indicar uma má circulação do sangue pelo corpo, que pode ser advinda de problemas de alojamento de gordura nos vasos sanguíneos, ou falta de exercício, ou outro motivo que leve à um problema de transporte de nutrientes pelo corpo.

Por seu turno, unhas quebradiças costumam indicar o já mencionado hipotireoidismo, além de doenças cardiovasculares, portanto tenha cuidado. Não se deve cair na ilusão de crer que suas unhas são quebradiças simplesmente pelo uso de esmaltes ou pelo constante contato com produtos de limpeza, práticas que de fato estão ligadas a esse problema mas que não eliminam a necessidade de se fazer exames a fim de detectar os possíveis problemas que esse sinal costuma mostrar.

Preste atenção aos pequenos buracos e às unhas ásperas

É importante advertir primeiramente que nem sempre esses problemas nas unhas indicados a seguir significam uma doença. Um choque mecânico nos dedos, por exemplo, pode causar uma dessas características de forma temporária. O problema é quando eles surgem sem nenhum motivo externo e não passam com o tempo.

Quando as unhas estão ásperas, o que não é o esperado delas, na maioria das vezes a causa principal é algum tipo de fungite (inflamação causada por fungo), que apesar de não ser tão problemática como alguns outros tipos de doença, deve ser tratado com seriedade.

Já a presença de pequenos buracos na superfície das unhas pode indicar os seguintes problemas: psoríase (formação de escamas e manchas secas na pele), doenças ligadas ao tecido conjuntivo e alopecia areata (doença autoimune que causa déficit dos níveis de zinco no corpo humano, tendo como principal resultado a queda capilar

Preste atenção às linhas nas suas unhas/ressecamento e má formação

Não é incomum se delinearem linhas em nossas unhas, o problema é quando elas se tornam espessas e marcantes. Quando isso acontece procure um médico pois pode se tratar de falta de ferro no organismo, nutriente muito importante, sobretudo para a saúde do nosso sistema circulatório. Também pode ser o caso de Lúpus, uma doença autoimune. Se suas unhas estão com deformações, se tornando ressecadas e quebradiças, a principal causa é a presença de fungos que devem ser combatidos também.

Guarde e esteja atento a essas dicas, pois elas podem fazer a diferença na velocidade do diagnóstico de algum dos problemas citados e acabar sendo o primeiro passo para o tratamento. Cuide da saúde de suas unhas com uma alimentação saudável e práticas que auxiliam nossa saúde, como a atividade física regular.

Add Comment

Click here to post a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer ganhar
ESMALTES GRÁTIS ?

Coloque o seu email e PARTICIPE !
SORTEIO MENSAL
EU QUERO !!!
Sorteio de Esmaltes
EU QUERO!
12397 Pessoas participando