Unhas com micose, como cuidar?

Quem sofre desse problema, é recomendado que procure um médico dermatologista para que ele te indique o tratamento adequado. Até porque micose nas unhas além de feio, se não cuidado, pode piorar bastante fazendo com que o problema se agrave o que ninguém quer né?

Para quem não saber a micose é uma infecção na unha causada por um fungo que deixa uma coceira no local, além de deixar as unhas fracas e amarelas. Na falta de cuidado, as unhas podem cair, inclusive! Assustador!

unha-com-micose

Os sintomas das unhas com micose

Se você já identificou que tem esse problema, já percebeu que as unhas ficam amarelas, fracas e quebrando muito facilmente.

Se você gostaria de combater as micoses antes mesmo de desenvolver nas suas unhas você pode higienizar com álcool 70% ou água quente, além de não compartilhar nenhum tipo de objeto de manicure. O ideal é utilizar apenas objetos que somente você usa, se for fazer as unhas em uma manicure é importante saber se os instrumentos da manicure estão esterelizados.

Por isso,mantenha sempre as unhas limpas com hidratantes, água quente e também com uma rotina de lixar sempre as unhas para eliminar as células mortas. Alguns tipos de pomadas ajudam a tratar as micoses também, mais para usar esse produto o ideal é procurar um médico dermatologista.

Quem escreveu...:
Futura bibliotecária viciada em livros, tecnologia, maquiagem, esmaltes e qualquer coisa que se conecte às futilidades do universo feminino. Brinca de blogar de vez em quando... www.lanaminhabolsa.com.br

Comentários (46)

  1. Ana Maria Responder

    Thaissa…

    Quero complementar seu post…com uma informação valiosíssima! Eu tive fungo por anos, usava de tudo e nada resolvia! Até que em um belo dia na aula de Sistemática de Fungos (Sim…eu faço Biologia!) a professora me ensinou algo prático e que em poucos meses resolveu meu problema: Pintar a unha com esmalte escuro! Sim vedar a incidência de luz…pois o fungo precisa dela para se desenvolver. Eu usava vermelhos….rosas…até pretos! E em alguns meses 4 ou 5 por ai minha unha estava linda! E detalhe: tem que tirar o esmalte e imediatamente pintar a unha novamente!!

    Quem tem pode testar…porque funciona de verdade!!

    BeijoOs

  2. Joyce Pedrosa Responder

    Ola Taissa nao sei se isso sera tao eficaz como parece,trabalho na area e a mais de um ano tenho uma senhora com micoses.Ela so pinta de escuros ate porque e preciso para tapar a situaçao.
    Ja cansei de pedir que ela colocasse agua sanitaria”Q boa” no Brasil e nada,mas a verdade é que tenho outras clientes que obtiveram resultados surpreendentes voltando a ter as unhas impecaveis sem nunca imaginar que foi possivel ter tido ali um fungo.Voce como faz biologia poderia estudar sobre isso para termos resultados detalhados.
    Muito obrigada.

    • Thaíssa Soncin Queiróz Responder

      Oi, eu aconselho sempre que procurem um médico dermatologista ou um podólogo para a solução do problema, até porque água sanitária pode ser perigoso em alguns casos ;)
      Eu não faço biologia, foi a Ana que nos comentários que disse que fazia, mas posso pesquisar mais sobre o assunto e depois dar um update nesse post.
      Obrigada por comentar :D

  3. Vanda Responder

    Thaíssa:
    Estou com problemas também nas unhas e minha dermatologista disse que além do stress, o estado emocional também afetam as unhas. Mas com certeza tem que ser tratado o local. Estou fazendo uso de medicamento via oral e usando “Bepantol Derma” todos os dias. Você teria mais alguma dica? A dermato disse pra não esmaltar, mas li o comentário da Ana Maria para passar esmalte escuro, o que seria mais prudente??? Obrigada! :D

    • Augusto Responder

      Estou há mais de 2 anos com um fungo na unha, já fui a 3 dermatologista e ainda não fiquei 100% livre do fungo. Já tomei FLUCONAZOL de 150 mg e usei LOCERIL 4% (é um esmalte caríssimo ) da Bayer, e muitos outros. Nada deu certo! Melhora mas não some. Segundo o médico, passar muito tempo com o pé abafado , causa a proliferação de fungos. Mas como fazer ? não posso usar chinelo para trabalhar, só a noite em casa que fico sem sapato. Vou experimentar o LAKESIA , que é novo no mercado. Depois conto se deu certo.

  4. Ana Maria Responder

    Garotas…

    Olha eu faço sim Biologia e aprendi isso na sala de aula…com uma Doutora especialista em fungos há muitos anos. Eu só queria dividir com vcs uma experiência…que comigo funcionou! Eu já tinha feito tratamentos e de nada adiantava…foi só uma dica! Mas não abandonem seus tratamentos para fazerem isso! Aconselho que vcs conversem com seus podólogos ou dermatologistas…se eles aprovarem…ai façam..experimentem tbm! Eu resolvi fazer por conta própria e funcionou!rs Ainda bem né!? E já disse isso pra muitas amigas que também fizeram e deu certo!

  5. maria Responder

    uso unha de porcelana ai eu tipo que arranquei ela sozinha ai ficou meio folgada e por isso criou fungos, a minha personal nair me passou um remedio chamado andriodermol, é um liquido que vc coloca com um contonete (nao pode usar o cotonete em mais de uma unha) e rapidinho tira o fungo!

  6. Tatiane Responder

    Eu tenho fungo em uma unha da mão acho q jah faz 1 ano, ja passei na dermatologista varias vezes, ela me receitou uma base feita em farmácia de manipulação, um comprimido que tomava 1 vez por semana, e um remedio de pingar, porem ja usei varias vezes e nao funcionou, sempre volta. Minha sogra ouviu falar que pomada vaginal funciona, vou testar e falo pra vcs se funciona.

  7. Gisele Mattos Responder

    Tenho micose em uma unha da mão que iniciou depois de uma mistura que fiz com produtos de limpeza (água sanitária e sapólio) e achei interessante a dica da Ana Maria, pq já havia percebido que as vezes minha unha melhorava e depois voltava ao que era e isso acontece justamente qdo eu esmalto as unhas com cores escuras. Vou fazer o teste por algum tempo para ter certeza.

  8. Karina Responder

    Bom Dia! O melhor tratamento é o uso do medicamento fluconazol, além da higienização dos calçados com Lysoform (que agora tem a versão em sprays sendo muito mais prático). Lembrando que o uso do medicamento deve ser utilizado mesmo depois da unha estar sem a micose durante uns 2/3 meses.

  9. fofucha Responder

    olha antes de fazer o curso de manicure eu aprendi uma receita caseira e que la no curso a professora falou que não adiantava …. mas eu usei foi bom não tenho mais fungo e minhas clientes usam e nenhuma reclama… é bem caseira…. num vidro de acetona já vazio colocar álcool no recipiente e 3 dentes grandes de alho… deixa uma semana curtir e aplica pelo menus uma vez por semana no inicio quando tem bastante daquela parte que parece que é uma sujeira… da uma limpada e procura fazer um repouso nas unhas de cada dois meses pelo menos de uns 2 dias pois a unha tem que respirar…. faça isso na terça ou quarta… retire o esmalte em casa e na quinta ou sexta vá a manicure fazer as unhas…bjs

  10. Sandra Responder

    meninas estou com um fungo no dedo da mão, estou passando VICK VAPORUB, podem acreditar melhora mesmo. já faz 2 semana s que estou usando a noite antes de ir dormir!
    ( já estou vendo resultado )

  11. eliane Responder

    gente , vcs podem até n acreditar , mais a unica coisa q realmente eu vi q funcionou foi veneno para matar mosquitos . acreditei pq vi o progresso , se passar todos os dias , cura bem rapido

  12. Raquel Responder

    eu tambem já tive micose que durou muito tempo e após um exame que a dermatologista pediu descobri que alem da micose eu tinha um outro fundo que ficou mais resistente aos tratamentos comuns porque eu não tratei direito. Tomei o fluconazol por quatro meses e tinha que tomar dois comprimidos por dia (por sete dias) e fazer uma pausa de tres semanas. outa cousa que ajudou foi passar o oleo de melaneuca (se encontra na farmacia de manipulação) que se passa debaixo da una afetada todos os dias.
    Espero que minhas dicas ajudem quem tem esse problema, mas não se esqueçam de procurar um dermatologista ou podologo.

  13. Gabriela Responder

    Bom minha unha não caiu exatamente, ela estava oca ai eu lichava ela , mais ou decorrer do tempo fui vendo que ela estava muuuito oca , chegando na cutícula então resolvi cortá-la ai fui e comprei o remédio ” unha plus ” mais pra mim parece que não resolveu muito, queria saber se esse negócio de pintar as unhas com esmaltes de cor fortes resolvem, apesar da minha unha estar cortada.
    Fora essa unha acabou contagiando mais 3 unhas , as outras 3 estão grossas, não eatao tão feias como a do dedao, queria um jeito mais fácil de resolver esse meu problema. URGÊNTE , não aguento mais essa unha feia, tenho vergonha de usar qualquer sapato que apareça minhas unhas defeituosas !

  14. Sayne Responder

    Tenho micose de unha há muitos anos e já utilizei vários medicamentos e métodos alternativos e não obtive a cura total. O que mais amenizou o problema foi o uso de fluconazol uma vez por semana, mas infelizmente precisei interromper o tratamento devido às reações adversas causadas pelo medicamento. Para quem faz uso do fluconazol, ainda que sob prescrição médica, recomendo que leia a bula, pois é um medicamento forte que possui alta incidência de reações adversas, afetando o fígado, o intestino, pode causar alucinações e paranoia entre outras reações. Vou tentar a dica de pintar as unhas com esmalte escuro. Boa sorte para quem está lutando contra o fungo.

  15. gabriela Responder

    Bom como a fofucha disse de fazer a receita caseira com alho, ela não esclareceu bem!! Quantos de alcool tem que por? Se pode ser alcool gel ou normal fiquei na dúvida! Me ajuda ai galera! Cara todas as minhas unhas estão com micose tô desesperada: o

  16. claudia Responder

    Lavem a unha afetada com sabão em barra da marca Ypê. O neutro de cor âmbar/marronzinho.
    Minha mãe tinha micose nos dedos da mão e já está quase sarada.
    Após usar o sabão, enxague bem , sequem com secador e usem.um bom hidratante na unha.

  17. JOnatas Responder

    Dica que funcionou comigo: comprei um remédio chamado fulcin comprimido e uma pomada trock. Foi o que realmente funcionou depois de anos tentando mesmo indo ao dermatologista.

  18. Bruno Responder

    Nada como ser mulher não é mesmo ? rsrs brincadeiras meninas, é que vocês estão falando de pintas as unhas, eu acho que não ficaria bem para um homem de 42 pintar, mais achei interessante a dica também, já fiz diversos tipos de tratamento e nada resolve meu problema, tenho apenas no dedão do pé direito, já pensei até em passar a tesoura nele (brincadeira.. rs) mais que dá vontade dá, quando inventarem algo que realmente funcione irão ficar ricos, pois acho que muita gente procura a solução, minha ultima aquisição foi o nailex que nao resolveu nada, e como um bom insistente comprei o tal de UnhaPlus, vamos usar para ver, talvez a combinação dos dois venha a resolver.

  19. Tonycs Responder

    Bom dia a todos quero informa ao Bruno que usei o UnhaPlus, tenho micose na unha do dedão direito, e até agora não obtive resultados satisfatório, também utilizei vinagre com dente de alho o cheiro e bastante forte mas também não obtive um bom resultado devido fica muito húmido o local ocasionado. Ma ainda estou lutando contra esse sintomas…

  20. Poly Responder

    Gente, sofro com isso a anos, minhas duas unhas dos dedoes dos pés tem fungos, sempre extraio elas nascem perfeitas e depois o fungo toma conta novamente.. e eu nunca liguei em usar nem um tipo de remédio, pois sempre usei sapato fechado.. (tenho os pés horriveis, porisso so uso sapato fechado.) Rsrsrs Então descobrir que ai que está o problema, o fungo gosta de lugares escuros e úmidos, dai estou tentando me acostumar com sandália abertas para minhas unhas respitar mais e estou usando um remédio chamado unhas plus. Estou vendo resultado muito rápido. Recomendo! Sim, sem falar que o fungo vai passando de uma unha para a outra, estou com uma unha da mão afetada com esse fungo. Afffff

  21. Grasy Responder

    Simples e so usar o unha plus duas ou três vezes ao dia e tomar o fluconazol uma vez por semana durante uns seis meses….mas sem interrupção do tratamento senão não sara mesmo! bjus

  22. Sandra Responder

    Eu tinha micose nas unhas dos pés e durante um ano passei micolamina esmalte, eu passava uma vez por semana. Bom, para mim foi excelente estou curada!
    Micose de unha não sara em um mês ou dois, todos os tratamentos são demorados, levam de 6 meses a um ano!!!!!!

  23. eduardo Responder

    Tenho micose na unha a uns 7 anos..
    ja tentei varios tratamentos e nada..
    ha 3 semanas eatou usando unhaplus e ate agora nenhuma diferença a nao ser o colorido de laranja que suja tudo rs

    • marizete Responder

      Estou usando unhaplus há 1 mes e meio, e estou vendo resultados, é demorado mas vale a pena, a unha já está colada na carne apesar de estar feinha, acredito que vai demorar até fi-car normal.

  24. Roberto Prado Responder

    Prezados, estive nos Estados Unidos agora (09/2014) e fucei nas Walgreens. Lá tem 3 produtos na prateleira que os 3 garantem que acaba com o fungo na unha do pé:
    São eles: Clotrimazol, Acido Undecilenic (aqui é o remédio Andriodermol) e o nitrato de miconazol. Eu vou comprar o Andriodermol para testar.

  25. Magali Responder

    Cuidado ao tomar fluconazol, ele não pode ser tomado indiscriminadamente. Consulte um médico, ele pode trazer problemas ao seu fígado se tomado por muito tempo. Prefira comprar esse medicamento manipulado, sai bem mais barato.