Sabe o que deve ser evitado no Esmalte? Veja aqui

Olá meninas tudo bem?

Vocês já pararam pra pensar o que pode ter nos lindos esmaltes? Pois bem, relataremos tudo e um pouco mais dos males que os ingredientes tóxicos nos esmaltes podem cometer. Antes de mais nada vale frisar que as substâncias citadas neste artigo não estão apenas nos esmaltes, mas também na maioria dos cosméticos em geral. Ou seja, apesar dos esmaltes serem lindos, coloridos e tudo mais, eles não são nada inofensivos, muito pelo contrário. Confira as substâncias que devem ser evitadas nos esmaltes: Formaldeído; Tolueno e Dibutilftalato.

substancias perigosas esmaltes

O Formaldeído serve mais precisamente para propriedades de conservação, sem eles os esmaltes iriam durar pouco tempo nas prateleiras, ele é extremamente necessário nos cosméticos, porém, traz grandes riscos, o Formaldeído é, infelizmente, um carcinógeno, ou seja, quando consumido em grande quantidade ele pode vir a aumentar as suas chances de risco de câncer, mais precisamente câncer pulmonar e câncer nasal.

Já o Tolueno é uma substância tóxica extremamente perigosa, tanto que essa substância fora banida da indústria dos cosméticos na União Europeia, porém, infelizmente, o Tolueno ainda é utilizado nos cosméticos do Brasil e dos Estados Unidos da América. O Tolueno é muito utilizado atualmente em tintas thinners e vernizes, o mesmo se inalado por gestantes pode trazer grandes riscos ao feto, portanto, ao comprar cosméticos e mais precisamente esmaltes evite adquirir produtos com Tolueno.

O Dibutilftalato é outra substância tóxica que já foi banida da União Europeia, porém, que continua ativa nos cosméticos do Brasil, o Dibutilftalato deve ser assim como o Tolueno evitado em gestantes, pois eles tem relação direta com o sistema reprodutor.

Quem acompanha o Clube das Unhas diariamente já deve ter verificado que relatamos periodicamente que as nossas unhas estão ligadas diretamente a nossa saúde, ou seja, qualquer problema de saúde que venhamos a ter dá para perceber nas unhas, assim como se estivermos mal de saúde irá refletir nas unhas, como por exemplo, unhas amarelas, unhas fracas e etc… Portanto, o contrário também acontece, as unhas absorvem as substâncias tóxicas nelas contidas e podem entrar para o corpo e te prejudicar, não só é via inalatória, além disso, gestantes e lactantes estão mais propícias e sofrer com o Formaldeído; Tolueno e Dibutilftalato, pois estão geralmente com a imunidade baixa. Ou seja, evite as substâncias tóxicas do Formaldeído; Tolueno e Dibutilftalato nos cosméticos e principalmente em esmaltes.

7 comments

  1. oii, eu sou alergica a esmaltes que contem essas substancias… ha uns anos atras adquiri essa alergia e hj nao posso usar qualquer esmalte. Leio sempre a composição antes de comprar… eu uso os da Colorama e do Boticario, porem tem outras marcas que tbm dá, mas acho mto caro. Acredito que futuramente todas as marcas irao aderir a essa nova composição sem essas substancias alergicas.

  2. a reação alergica que me dá, é inchaço ao redor das unhas, vermelhidão e MUITA coceira nos dedos. é horrivel. alguem mais tb tem isso?

    1. Sim, eu também sofro muito com a alergia a esmaltes que contém esses três elementos..No começo achei que teria que parar de usar esmaltes definitivamente mas depois descobri os hipoalergênicos..
      É muito triste porque além de não ter muitas variedades de cores de esmaltes hipoalergênicos também saem um pouco fora do orçamento,mas acabei acostumando..
      =D

  3. Alguém aqui consegue ler as instruções do esmalte que são minúsculas sem uma lupa????E vou confessar minha visão é perfeita!!!!

  4. também tenho alergia meu rosto fica cheio de manchas e inchado, o bom q os esmaltes hipoalergicos estao com preços mais acessiveis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *