Importancia da nutrição das unhas

Artigo escrito por

Abaixo de unhas pintadas com uma gama enorme de esmaltes e decorações, pode haver resquícios de uma alimentação que se encontra em deficiencia de determinados nutrientes que auxiliam no fortalecimento de suas unhas.

Os motivso relevantes, que prejudicam o crescimento das unhas e constantes quebras podem ser ocasionados á falta de cálcio, zinco, enxofre, potássio e proteínas.

Dietas radicais e da moda além de não serem o modo mais correto de perder peso ,martirizam suas unhas, respondendo com cores esbranquiçadas, quebradiças, amareladas, dentre outros, demonstrando dentro destes símbolos que seu organismo esta necessitando de nutrientes.

Uma nutrição estética adequada, que é uma ciência que se preocupa com a nutrição aliada à beleza do corpo com os nutrientes baseados em uma alimentação saudavel, irá contribuir demasiadamente com a aparência e saúde de suas unhas aliadas a uma saúde global.

Você pode encontrar a chave para unhas sadias em alimentos ricos aditivos benéficos.

nutriçáo unhas

Alimentos para boa nutrição e fortalecimento de unhas

  1. Proteinas – carnes magras, peixes, claras de ovos, aveia;
  2. Cálcio – encontrado em leite e seus derivados;
  3. Zinco – mineral que estimula o crescimento das unhas e dos cabelos, encontrados em abacaxi, ameixa, maça, manga, melão morango e banana;
  4. Enxofre – pode ser ingeridas através da ingestão de alho, amêndoas, couve, castanhas, lentilha;
  5. Potássio – encontrado em praticamente todo o tipo de alimentos, sejam eles de origem animal ou vegetal, onde podemos citar as hortaliças, feijões e beterraba.

Procure auxilio de um nutricionista, para que possa aferir suas condições de saúde e prescrever uma dieta que supra suas necessidades nutricionais. Limite-se ao uso de todos os nutrientes, pois até uma alimentação adequada, onde o excesso de nutrientes é demasiado ao invés de contribuir para sua saúde pode prejudicar .

Alguns dermatologistas e médicos especializados profanam alguns sinais que podem ser visíveis em suas unhas, no que tange sua saúde.

unhas saude

Anemia: as unhas ficam secas, quebradiças, opacas, côncavas e há deslocamento da carne na ponta dos dedos.
Doenças cardíacas: as unhas ficam curvadas para baixo, alargadas e com coloração arroxeada por causa da falta de circulação.
Doenças renais: as unhas ficam grossas, amareladas ou acinzentadas, com linhas verticais esbranquiçadas, brancas na raiz e vermelhas nas pontas.
Doenças hepáticas: ficam esbranquiçadas perto da raiz ou amareladas por inteiro.
Doenças digestivas: há pontos hemorrágicos, as unhas ficam doloridas, frágeis e se descolam ou descamam.
Diabetes: grossas, avermelhadas e com pequenas veias no dedo, ao redor das unhas. Podem apresentar micoses freqüentes, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
Hipertireoidismo: afinamento e enfraquecimento das unhas.
Hipotireoidismo: unhas opacas e grossas.
Psoríase: depressões puntiformes, superfície rugosa, unhas grossas e quebradiças.
Problemas na glândula supra-renal: as unhas ficam escuras.
Doenças infecciosas graves (meningite e septicemia): surgem pequenas manchas roxas sobre as unhas.
Falta de vitaminas
– Vitamina A: aspecto de casca de ovo, enrugada, esbranquiçada e quebradiça;
– Vitamina C: hemorragia embaixo da unha;
– Vitamina B3: ausência de brilho e linhas verticais e esbranquiçadas surge em sua superfície;
– Zinco: coloração acinzentada, cutícula seca e grossa, descamação intensa ao redor das unhas e linhas transversais bem acentuadas.

Com estes alertas e sugestões para fortalecer seu organismo, que tal mudar seus hábitos de vida. Em casos extremos, procurar um auxilio médico?

Ás vezes, sinais que para nossa percepção são supérfluos, podem ser indícios de um corpo á beira de colapso!