Como desencravar unha do pé

Unhas encravadas é um grande tormento para as pessoas que as possui, pois com o contato com os sapatos causam muita dor e desconforto.

A unha encravada, nada mais é que uma unha que você não corta corretamente e deixa entra nos tecidos das mãos  pés e á medida que vai crescendo, podendo ocasionar inflamações.

unha encravada

Um Podólogo é um especialista que poderá lhe auxiliar em casos de extração da carne da unha, com medicação correta, sem que hajam quadros maiores de dores.

Uma dica para que isso não ocorra, é cortar as unhas de uma forma reta ou uniforme, para que não cresça de forma desigual. e deixe unhas em excesso que entram na pele.Sua pedicure e manicure,deve estar atenta a estas questões,portanto exija formas corretas de cortes e cuidados.

Abaixo, um vídeo demonstrando como desencravar unhas corretamente!

Quem escreveu...:
Administração do site, de vez em quando também publicamos

Comentários (155)

    • Amanda Responder

      Depende de como está o seu dedo, se tiver no começo vc vai até uma pedicure mesmo e ela tira sem anestesia, só na base do alicate mesmo. Agora o meu dedo ficou pior do que esse do vídeo, fui em uma pedicure e aguentei forte mais ela nao conseguiu desencravar, meu pai tbm tentou diversas vezes e nada, ai marquei uma cirurgia, eles me deram duas anestesias, uma no pé do dedo e outra na parte de trás, minha unha NUNCA MAIS encravou e ainda sou grata ao médico por isso rsrsrs

        • Tha

          Micarla, em qualquer hospital se faz essa cirurgia. Recomendo muito mais do que ir na podóloga, aliás. Precisei de umas 5 sessões com a podóloga e aguentei muita dor, muita mesmo. Se você for em qualquer hospital, um ortopedista ira analisar suas unhas e provavelmente fará uma cantoplastia. Pergunte por essa cirurgia no hospital. Acho que eles fazem até mesmo pelo SUS. A anestesia dói muito, mas logo passa. Quando está muito inflamado, pode não pegar. O pós-operatório é super tranquilo.

    • Vitória Responder

      Depende. Quando eu desencravei com a podóloga, ela só passou um “creme anestésico” que não resolveu nada da dor. Voltou a encravar e fui em um ORTOPEDISTA. Ele anestesiou MESMO, mas só anestesia local (no dedo), não senti nada. 1 hr depois que começa a dar umas pontadas, mas daí vc ja ta com o dedo enfaixado e remédio, e a dor que vc sente na recuperação nem se compara com a dor de desencravar sem anestesia.

      Não sei se isso foi por causa q a podóloga que desencravou não tinah anestesia, mas acho que elas em geral não usam. Se o seu dedo tiver já inflamado e vc não quer sentir dor, RECOMENDO UM ORTOPEDISTA.

  1. Polly Responder

    Credo, que aflição! As minhas unhas tbm encravavam assim, fui em podólogo e quase morri de dor e não virou nada. A solução que eu encontrei e deu certo foi encontrar um médico que fizesse uma cantoplastia: anestesia o dedo, corta um pouquinho da pele e retira de forma reta todo o canto da unha no lado inflamado…no final do procedimento, mal dá pra perceber que foi feita a microcirurgia e a unha cresce mais uniforme depois, assim ela dificilmente encrava de novo! :)

    • Vitória Responder

      INDOLOR? eu que o diga. das duas vezes que desencravei num podólogo, saiu lágrimas dos meus olhos. Só não doeu quando eu desencravei com um ortopedista que aplicou anestesia e talssss.. kkkkk “INDOLOR”

  2. kah Responder

    já fiz isso, foi o fim da minha unha encravada, nunca mais encravou. foi uma micro cirurgia que levou anestesia local, não senti nada, além da dor da agulha entrando debaixo da unha..ai que horror

    • Owen Responder

      Procure um podólogo,não faça igual a mim que fiquei 3 anos com as unhas jorrando sangue não podia sair para qualquer lugar com sapato que já causava incomodo,e de sandália pior ainda porque tomar pisão ninguém merece.

  3. Marleide Responder

    unhas encravadas doem demais,mais na maioria dos casos as pessoas deixam chegar ao extremo pra procurar ajuda,se no começo ja fossem atrás de profissionais especializados não seria tão doloroso pra desencravar.

  4. Jennyffer Responder

    bom gente eu tbm tinha problemas de unhas encravadas, mais como eu sei limpar minhas unhas eu aprendi a ir desencravando-as até chegar ao ponto delas não encravarem mais…rsrsrs
    acreditem já tenho quase um ano sem minhas unhas encravarem !!!!!

  5. Mari Responder

    Eu fiquei fazendo tratamento em podólogo durante 7 anos. Sofri esse desencravamento e dói MUITO. Eu tinha um crescimento irregular mesmo… Tratei com aparelho. É horrível, mas hoje em dia tenho as unhas perfeitas.
    Quem tem a unha encravada a chegar a esse ponto de inflamação procure um podólogo, ele saberá exatamente o que fazer.

  6. Mônica Responder

    Olha..já tive unha desse jeito (15 vezes – parou dps d uma plastica e da minha unha crescer de forma quadrada). Tive de ir de emergencia, o médico faz a MSM COISA COM ANESTESIA. Não sei pra que sofrer tanto desse jeito ¬¬o só opinião.

  7. Fernanda Responder

    Já passei por isso inúmeras vezes é uma dor insuportável que sobe pela perna,ao ver o vídeo me dá aflição e sinto como se fosse em mim. Quase perdi o dedo de tão infeccionado que estava mas cuidei e melhorou.Só quem já passou por isso sabe o quão ruim e doloroso é,incomoda até calçado.

    • Mônika Responder

      Realmente, Fernanda, é uma dor estupidamente horrível. Tive unheiro como se diz aqui, qdo o canto da unha inflama e tive que ir ao ortopedista que extraiu a unha. Levei várias anestesias e fiquei com a unha crescendo com defeito até hoje. Aconselho quem sente uma dorzinha, vai logo ao médico p evitar complicações. E meu marido já foi ao podólogo várias vezes p desencravar, usa medicações locais e mesmo assim, tenho que aparar sempre os cantos das unhas p não encravarem novamente.

  8. Mariana Responder

    Nossa a mainha unha direto encrava ai ou meu pai ou minha mae desencravam porque minha tia é manicure e ela falou que tem cortar a unha quadrada!Nossa essa aí sofreu coitada jesus tenha misericordia de nós pobres pecadores!

  9. luana Responder

    eu n aguento mais eu estou com a unha do meu dedão encravada ja faz alguns meses e esta muito inflamada não aguento nem quando o coberto em cima doi muito queria saber se realmente da anestesia???

    • Dms Responder

      Me falaram que fazer bolinha de algodão pequena e ir colocando debaioo da unha ai ela vai crescendo por cima, mas tem que trocar o algodão todos os dias após o banho…

  10. luana Responder

    eu n aguento mais eu estou com a unha do meu dedão encravada ja faz alguns meses e esta muito inflamada não aguento nem quando o coberto em cima doi muito queria saber se realmente da anestesia?

    • Vanessa Castilho Responder

      Olha Luana , a minha unha também está assim no estado que não pode nem colocar o coberto em cima que doi , e não sei com você , mas a minha tenho que usar um band- eide porque se não a secreção que sai suja minha meia . e sim não use sandálias pois parece que convida para um pisão e doi muito .
      A minha saiu o tipo de uma carne esponjosa no canto da unha encravada e doi D+ .
      Em relação a anestesia acho que no nosso caso não pegaria pois já está inflamada .

  11. mariana Responder

    ANESTESIA GENTE? essa deve ser a dor mais gostosa do mundo, uma dor q vs sabe q depos dela n vai sentir mais nada, manicure tem anestesia? não né, e elas tbm desencravaam :D

    • Vitória Responder

      AI SUA SEM EXPERIÊNCIA. Se vc desencravou não encravou mais, ótimo, mas nem td mundo é assim. Desencravava na podóloga e encravava meses depois, a manicure só cutucava e piorava. Não generalize, eu prefiro ir no ortopedista, ela aplica anestesia e nunca mais encravou (até hj, 2 anos depois).

      DOR DELICIOSA CARA? VC JÁ SENTIU A DOR DELICIOSA? -.-

  12. liana zanela Responder

    não tem manicure que acerte. Peguei inflamou meu dedão ia a um casamento tive que mudar todo o luque.Detalhe desemflamei o canto do dedo com nebacetin,faço a unha do pe na manicure não so´por causa da grana ador é demais.e ja passo a pomada não a generica mas a original e ai 2 dias melhoro e não inflema mas estou juntando grana para ir num podologoe ver o que faremos para resolver devez.

  13. Rafaela Responder

    Boa Tarde,a unha encravada ela é horrivel..Sou manicure e graças a Deus sei muito bem desencravar a unha das minhas clientes,nunca tive reclamaçoes…Muitas das vezes o erro nao esta na manicure,as vezes é o proprio formato da unha da pessoa.!
    Varios casos sobre isto ocorre devido ao crescimento da unha.

    • Mônika Responder

      Rafaela, às vezes o material não está devidamente desinfetado o que poderá causar infecção ou a própria cliente não toma depois as devidas precauções em manter os pés sempre limpos. O formato das unhas não interfere muito, só mesmo tendo mais cuidado na assepsia e pós tratamento.

  14. Beatriz Responder

    nossa isso doe muito mesmo minha unha encrava diariamente e a minha encrava des da raiz entao doe muito muito mais como vemos por ai e sempre tenho que ir na podologa e desencravar no cru…

  15. Tainara Responder

    Eu tenho unha encravada, a sorte é que minha tia sabe tirar porque se não eu iria ter que pagar 60 reais cada vez que eu fosse no podologo. É uma dor, queria saber se tem algo pra nunca mais crescer encravada, o jeito de cortar ou remédio, sei lá!
    Eu acho que nesse caso leva anestesia, porque no dia em que fui ao podologo ele disse que talvez eu iria levar anestesia se eu fosse voltar lá (nunca mais voltei kk minha tia que corta)

  16. Star Responder

    Minha unha encravou uma vez. A pele esponjosa se formou e, meu deus, que dor horrível. A dermatologista pingou um ácido na carne esponjosa e eu acho que foi a pior dor que eu já senti. Parecia que tinha uma faca entrando, rasgando, meu dedo. Graças a deus não tive que cortar a unha como no vídeo. Fiquei limpando com um sabonete e passando uma pomada que ela recomendou. Em uma semana meu dedo estava melhor. Duas semanas depois estava normal. Se eu senti uma dor quase insuportável com o pingo de um ácido na parte esponjosa, imagine quem tem que cortar ou arrancar a unha inteira. Que sofrimento! =(

  17. Jéssica Responder

    Eu estava com o dedo inchado, roxo e com a carne esponjosa pra fora, fui no médico, ele marcou uma Cantoplastia, só que não levou corte nenhum! Ele me deu anestesia local, não senti nada! Depois de 5 dias consegui usar sapatos normalmente! :)

  18. diu Responder

    nossa eu sofro muito com isso…. A minha encrava direto ja fiquei algumas semanas pé inchado. Alguem tem alguma podologa conhecida em ctba pra indicar ?

  19. Sunara Responder

    eu todo mês passava por isso, não ficava tão inflamado assim, mais eu sofria um pokinho, só na primeira furadinha da nestesia, na segunda eu ainda sentia a picadinha ja na terceira eu ja não sentia mais nada. Só o dedo pesado. Mais ja estava acostumada…

  20. Luhana Christtyna Responder

    Genteee…. Alguém ai pode me dizer se tem como sarar sem precisar fazer cirurgia??? Meu dedão do pé ta bem inchado e ta encravado dos dois lados da unha com uma grande carne esponjosa para cima da unha, eu já tentei desencravar em casa mais dói D+…….. Eu já marquei cirurgia mais tenho muito medo da dor porque eh horrível já me falaram….. Meu facebook eh luhanaxandy@hotmail.com por favor se alguém sabe de algo q eu possa fazer me ajuda……. N sei mais o q fazer de muito medo da dor! Obrigada!

  21. Micarla Responder

    Aff eu também sofro com minha unha é orrivél mais aii eu fui para podóloga mais só qui eu tenho qui ir todo mês mais não da pra mim por que só pra tirar o canto da unha é 48:00 reais queria saber como eu faço.

  22. Denise Responder

    Mais meninas que sao manicures nunca desincravem as unhas de suas clientes deixem esses serviço para os podólogos pois vc pode ate prejudicar sua cliente e ela chegar a perder o dedo as manicures tem apenas a obrigaçao de cuidar da beleza das unhas #ficaadica

  23. Daniele Responder

    Eu estou com o dedo exatamente desse jeito … o que dói mais é a carne esponjosa, comparo a dor … tipo quando se queima a lingua comendo brigadeiro quente, é terrível, nenhum calçado conforta …
    Estou sem tempo de ir ao podólogo, enquanto vou levando … fazer o que ?

  24. mary Responder

    Gente!me desculpem,mas tenho que bater na mesma tecla.Manicure não pode desencravar unha! Só o podólogo.Curso nenhum de manicure ensina a desencravar unha.O curso de manicure tem duração de 4 a 6 meses e podologia são 1 ano e meio.É um curso técnico.Não falo isso por ser podóloga não.Eu sou manicure e sei inclusive que se uma pessoa tiver piora no quadro e relacionar a manicure que “mexeu”,ela pode processar e a profissional responde por exercício ilegal da profissão.É muito sério isso.

  25. JUSSARA Responder

    EU ESTOU COM A UNHA ENCRAVADA JÁ FAZ 1 ANO E MEIO, AI EU FUI EM UMA PODÓLOGA E FOI DESENCRAVADO 15/09/2013 DE MANHÃ. FOI COMO TIVESSE TIRADO UMA TONELADA DO MEU PÉ, AGORA É SÓ COLOCAR A FIBRA. ESTOU SATISFEITA GRAÇAS DEUS.

    • Mônica Responder

      Tem gente que acha que sabe tudo, que pode executar qualquer trab só porque nunca aconteceu nada de mais. São os chamados “curiosos”. No dia que acontecer, não vai poder reclamar do processo que gerará pagto por vários danos à pessoa. Se quer fazer algo bem feito, estude a fundo sobre o assunto e esteja preparado p executar c profissionalismo legal, baseado num certificado legítimo.

    • ANDRESSA Responder

      MANICURE Q É MANICURE TEM QUE SABER DESENCRAVAR UNHA,EU TENHO 14 ANOS SOU MANICURE E DESENCRAVO AS UNHAS DE MINHAS CLIENTES E NUNCA INFLAMEI A’ UNHA DE NENHUMA.
      “SÓ PODOLOGO PODE DESENCRAVAR UNHA” DESCULPA DE MANICURES QUE
      Ñ SABEM FAZER UNHA.
      FIKA A DICA.

      • Vitória Responder

        ISSO SE VC É UMA MANICURE DECENTE E QUE NÃO FICA SÓ CUTUCANDO, PARABÉNS! MAS A MAIORIA SÓ PIORA AINDA MAIS, E NEM A PODÓLOGA QUE EU FUI AJUDOU MT (voltou a encravar rapidinho) DAÍ FUI EM UM ORTOPEDISTA E ATÉ HJ NÃO ENCRAVOU +!

        MAS PARABÉNS AÍ P/ VC SÓ Q NEM TODAS SÃO ASSIM ;/

  26. ALEXANDRA Responder

    FAÇO TRATAMENTO COM PODÓLOGA A MAIS DE TRÊS ANOS, INCLUSIVE JÁ USEI FIBRA POR QUASE DOIS ANOS E ATÉ AGORA NÃO SENTI NENHUMA MELHORA. NÃO POSSO FICAR MAIS DE 20 DIAS SEM IR AO PODÓLOGO QUE JÁ ENCRAVE E INFLAMA TUDO DE NOVO.
    ESTOU TENTANDO ACHAR ALGUM MÉDICO QUE FAÇA A CANTOPLASTIA AQUI NO RJ MAS ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI.SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM AGRADEÇO.

    • Amanda Responder

      Olá Alexandra, realmente está errado você tentar desencravar sua unha com uma podóloga, pois pra isso você precisa de uma cirurgia chamada Matricectomia que é realizada por MÉDICOS DERMATOLOGISTAS. O procedimento é simples e rápido, e te livrando de uma vez por todas da maldita unha encravada Rs’.
      No procedimento o médico irá aplicar a anestesia sendo indolor a sua cirurgia, e irá arrancar a matriz da sua unha, que quando crescer irá nascer de uma forma diferente. Depois da cirurgia o médico vai te passar alguns antibióticos e um atestado de aproximadamente 2 a 3 dias. E depois só alegria.

  27. dri Responder

    estou com a unha do meu dedão encravada … meu dedo esta avermelhado e agora esta saindo pus …. e doendo demais … o que eu posso fazer pra melhorar ?
    Tenho medo de fazer uma cantoplastia e a anestesia não pegar pelo fato de estar inflamada
    Obrigada

    • Amanda Responder

      Dri, o correto é você procurar um Dermatologista. Eles irão realizar um Procedimento chamado ” Matricectomia” , UNHA ENCRAVADA.
      Pode ser que como esteja inflamada, primeiramente o dermatologista passe um antibiótico e peça pra você estar retornando em alguns dias para poder realizar o procedimento.
      Depois de estar um pouco mais desinflamada a anestesia ira pegar normalmente, assim você se livrando da dor na hora do procedimento.

  28. Amanda Responder

    Isto está erradíssimo, o correto seria fazer o Procedimento de Matricectomia, ” Unha Encravada ” com um Dermatologista. Onde você toma anestesia, retira a matriz da unha, tem um curativo feito e é receitado Antibiótico para melhor cicatrização.

    • sergyogn Responder

      concordo no meu caso fiz a cirurgia de cantoplastia em três cantos dos dedões e só assim que se resolve essa porcaria de dor, nunca vá a um podólogo não generalizando mas eles são uns açougueiros quem faz isso com outra pessoa nunca teve uma unha encravada, a cirurgia e rápida e definitiva e indolor, o pós-operatório e um pouco chato mas nada que se compare com um dedo com os dois cantos inflamados

  29. Edilane Pereira Responder

    sou podóloga e sei q caso de cantoplastia é somente no extremo qndo o granuloma esta já avançado e um podólogo estapreparado p desencravar unhas sim afirmo com o curso técnico de 3anos e 2 meses qlqer dúvida entrar em contato com cap centro de atividades podológicas onde conclui o curso

  30. Edilane Pereira Responder

    acho q desencravar a unha sim é preparação p um podólogo tendo a responsabilidade pelo curso concluído q foi feito o juramento cantoplastia só é feito em caso extremo q o granuloma já estiver avançado sendo assim o profissional indicando p um médico especialista mas qndo é o corte incorreto pode ser feito com o podólogo p tirar qualquer dúvida é só entrar em contato com cap;Centro de Atividades Podológicas. Campinas

  31. vinicius Responder

    nossa minha unha encravou e não sei o uq eu faço sera que eu tenho que ir no hospital e pedir para ele me operarem sou de mogi das cruzes e lá tem akele hospital sus tomara que láh faça essa operação nãoo aguento mais !!!

  32. mimi Responder

    Eu morava no interior e la não tem podólogo eu fui no hospital e eles me aplicaram 6 anestesias e cortaram a metade da minha unha, fiquei sentindo dor durante 3 dias. vim mora no rio e voltou a encravar fui no podólogo paguei carérrimo e ainda continua encravando só que a pedicure tira pra mim pois não deixo inflama mais. e detalhe o podólogo não aplico anestesia e conseguiu tira somente de 1 dedo o outro continuo encravado foi Deus que curou eu sofri muito eu gritava como se tivessem me matando. não valeu a pena. se eu precisa nunca mais volto nesse podólogo.

  33. flavia Responder

    gente, eu já tive unha encravada, mais não cheguei a fazer cirurgia pessoal recomendo que quando sentir dores nos cantos da unha e bom você ver logo para não ficar pior :)

    OBRIGADA POR VER ESSA MENSAGEM!!!

  34. flavia Responder

    mais tenho uma colega que ela disse que fez cirurgia mais ela também disse que não quer passa por isso de novo. percebi uma coisa nas unhas dela que como ela demoro mais de 5 ou 6 semanas sem corta a unha acabo que a unha do dedão perfuro a pele e acabo que ela não cuido disso e ela também não limpava o dedo e a sujeira acumulando e aquilo causo mau-cheiro.o que e bom quando você sabe o que fazer antes de tudo e bom banha o pé na aguá morna com sabão em pó mais não tenho certeza mais ajuda a pele ficar mais mole.

    ESTAREI QUASI SEMPRE AQUI OBRIGADA POR VER E LER A MINHA
    MENSAGEM CTHAU PESSOAL.gosto de ler e escrever.

    • luan Responder

      eu tive a unha encravada por 3 anos, sofri como ninguem jamais sofreu, eu fiz a cirurgia faz 3 dias to na recuperaçao, eu paguei 500 reais, nao va a podologo nein manicure se nao piora o certo é ir a um dermatologista, so doi um pouco a anestezia, a cirurgia e de boa

  35. Ana Luiza Responder

    Daí vc é pedicure, sabe muito bem desencravar unha, vai ver a cliente sentido dor e não vai poder ajudar só porque vc não é podóloga? Kkkkk
    Nenhuma pedicure desencrava unha sem a solicitação da cliente! Você pode ajudar a pessoa a aliviar aquela dor!
    Faça-me o favor né?

  36. Igor DS Responder

    EStou com uma carne esponjosa no canto da unha .. indo fazer curativo dia sim e dia n no posto .. vou tomar benzetacil para desinchar , to sem pus sem secreção só com sangue .. o que acham? como saber se está melhorando ou não? e quando eu piso é como se tivesse puxando o dedo , doi horrores

  37. sabrina Responder

    Olá, eu tenho 14 anos e já estou com a unha encravada do pé à uns 2 anos. No meu caso está bem crítico (acho). Já está com a carne meio que pra fora, dedo bem inchado e não passa Com remédio nenhum! Eu tenho muito medo de fazer a cirurgia pois só vejo gente falando que a dor é horrível! Alguém me ajuda?

  38. Andrey Responder

    eu estava com uma unha encravada, dai fiz uma cantoplastia, não me deu mais nada dai agora uns meses dps me encravou o outro lado do meu mesmo dedo…e o outro dedão tambem…eu acho que é porque ando muito de tenis….se vcs tiverem algumas dicas pra me ajudar o dedo que fiz a cantoplastia o outro lado encravou de leve….mas o meu outro dedão inflamou demais estou passando neobaciderme(pomada que tira inflamação), esta ajudando bastante, aquela unha esponjosa esta caindo pelo efeito da pomada…coloco sal pra ajudar tambem….mas eu queria saber se tem como eu tirar a unha em casa sem doer muito, ja esta quase bom o dedo mas eu vou ter que cortar o canto de novo….me ajudem por favor ja fiz milhoes de cantoplastias no outro dedo …..me ajudem…

  39. Alane Responder

    Há 2 anos que sofro com esse problema.Já fiz o uso de órtese,por um determinado tempo,mas o podólogo retirou e nada adiantou.Gastei em vão,pois a unha voltou para a posição que encravava e não se alargou como era pra te se alargado com o uso da prótese.

  40. Tan Responder

    Olha…eu fui tentar mexer com o palito pois achei que era só pele e fiz besteira. Estou com o dedão totalmente inflamado… com carne esponjosa.. dói até de encostar o cobertor. :'(

  41. leonardo Responder

    Já passei por isso tantas vezes que perdi as contas de quantas vezes eu fui na podologa sim, ela resolvia meu problema mais dai umas duas semanas ele voltava, eu tenho unha encrevada nos dois dedoes do pé um deles a podologa conseguiu resolver o outro nao teve jeito ela me recomendou fazer uma cantoplastia, apesar de ser muito dificil de achar uma pessoa que faça essa cirurgia eu encontrei, fiz hoje a cirurgia de cantoplastia as 9:30 a anestesia dói um pouco pois o medico tem que aplicala em varias partes do pé mais depois é super tranquilho o pós operatório é um pouco dolorido a minha soluçao foi ficar com o pé para cima e acredite isso alivia e muito a dor meu convenio é Bradesco saude se alguem estiver interessado em saber onde eu fiz a cirurgia comente. (Obs tenho 12 anos de idade)