Cuidados e preparação das unhas

Olá meninas! Hoje vou mostrar para vocês, como preparar as unhas para a esmaltação de forma correta e higiênica. Sei que muitas de vocês são manicures, então as dicas são extremamente válidas para vocês, pois dessa maneira a possibilidade de contrair infecções diminui consideravelmente.

Antes de tudo, seus instrumentos de trabalho devem estar esterilizados e bem limpos. Lembrem-se: higiene em primeiro lugar.

Se você é manicure ou vai embelezar unhas de outras pessoas, o melhor é utilizar luvas descartáveis e máscara. Se não, não é necessário.

Material

1º – Toalha limpa

A primeira coisa que uma manicure precisa é de uma toalha limpa, que deve ser trocada e higienizada logo após a utilização. Ao lavar é aconselhável utilizar luvas, pois, resíduos de pele, ou sangue podem ser transmissores de diversas patologias.

2º – Instrumentos limpos e esterilizados

A lixa é de uso pessoal, então deve ser descartada logo após o uso. Creme emoliente, algodão, borrifador com água, espátula esterilizada para empurrar as cutículas, alicate bem amolado e esterilizado, base incolor para unhas.

Vamos ao passo a passo?

1º Lixamento

O primeiro passo para a preparação das unhas, após a remoção do esmalte, é o lixamento, que deve ser feito seguindo o desenho da unha, e com a parte fina da lixa para um desenho perfeito da unha.

2º – Emoliente

Após o lixamento, o correto é aplicar o creme emoliente no dorso da mão, conforme a imagem.  Dessa forma, caso a cliente tenha alguma patologia nas unhas, não irá contaminar todo o emoliente da embalagem.

3º – Aplicação do emoliente

Após a aplicação no dorso da mão, deve-se pegar o creme com o indicador,  e espalhar por toda a unha e cutícula de forma uniforme e abundante. Repetir isso por todas as unhas.  É importante espalhar por toda a unha, para facilitar o momento de empurrar as cutúculas, que será explicado logo mais.

4º – Algodão

Aqui está a parte diferente do usual: O algodão é utilizado em cima do creme emoliente, em substituíção da bacia com água quente. Por qual motivo utilizar o algodão ao invés da bacia com água? O principal motivo é a higiene, pois, após ser utilizado, o algodão é descartado. A bacia de água, em alguns lugares é coberta por uma proteção plástica, mas aqui vai uma coisa que vocês não sabiam: muitos salões reutilizam essas proteções plásticas, o que pode ser um perigo! Além de ser anti-higiênico, pode ser um grande transmissor de doenças.

5º – Umedecer o algodão

Após aplicar o algodão nas unhas, com o borrifador molhar dedo por dedo, e aguardar alguns instantes (de 1 a 2 minutos em média), nesse tempo você pode levantar o algodão para ver se a cutícula já está bem mole.

6º – Empurrar as cutículas

Após alguns minutos retirar o algodão e limpar o excesso de emoliente na toalha. Em seguida empurrar as cutículas com a espátula adequada, até quando achar necessário. Se suas cutículas ainda estão pequenas, é correto que pare nesse passo, pois se o tamanho ainda não estiver adequado para a remoção, o risco de cortes é muito grande. Empurrando-as apenas, a esmaltação fica facilitada, e você consegue aguentar por mais algum tempo, até poder fazer a remoção adequada, e seguramente.

7º – Remoção das cutículas

Aqui está a parte mais complicada, e que apresenta um grau de perigo. A remoção de cutículas não é necessária para algumas pessoas que tem cutículas finas, mas para as que tem cutículas grossas, e que chegam a incomodar, a remoção não deve ser completa, o correto é apenas aparar, pois as cutículas são a proteção das unhas, e, caso haja algum corte, ali será uma porta de entrada de bactérias, que podem causar infecções e dor. Então, todo o cuidado nesse momento é necessário.

– Dica

Durante a remoção das cutículas, o alicate fica com alguns resíduos de pele. O indicado, não é retirar com as mãos ou com algodão, e sim na toalha, da forma mostrada na imagem, que é a mais higiênica e correta.

8º – Limpeza do emoliente

Após remover as cutículas de todas as unhas, recomenda-se a utilização de algodão com removedor para retirar os resíduos de emoliente. Caso esse passo seja pulado, os resíduos do emoliente irão atrapalhar a esmaltação, deixando falhas e manchas por toda a unha. Então, é imprescindível a limpeza desse excesso.

9º – Base incolor

O ultimo passo da preparação das unhas, é passar uma camada de base incolor (ou fortalecedor de sua preferência). Não é correto passar o esmalte diretamente nas unhas, pois sem essa camada de base, muitos esmaltes ficam com manchas. No momento da esmaltação com a base, não tem problema borrar, e também não é necessário tirar os excessos, pois estes ajudarão depois na limpeza do excesso de esmalte.

O processo de preparação das unhas deve ser feito em uma mão de cada vez, seguindo a sequencia até o fim em cada mão.

– Dica

Mantenha sempre um recipiente para descartar os materiais utilizados, como a lixa, as luvas, a máscara e o algodão. Ao esvaziar o recipiente, não se deve tocar nos resíduos e no material descartado, pois neles podem estar vírus e bactérias que podem ser transmitidos para você.

Meninas, como algumas de vocês devem ter percebido, eu não fiz o uso da lixa de polir, e agora explico o motivo. A nossa unha é composta de queratina, e a lixa de polir, basicamente remove uma parte dessa queratina. A consequência: unhas fracas e quebradiças! Eu sei que alguma de vocês tem ondulações terríveis nas unhas, mas em substituição a lixa polidora, hoje já temos a opção de base niveladora, que serve basicamente para a mesma coisa. Então, agora é só correr na perfumaria, ou na loja de cosméticos e comprar! O preço varia pouco, e não chega a ser muito caro. Vale a pena gastar um pouquinho mais na base niveladora e ter unhas lindas e fortes, não é mesmo?

Então, por hoje é só! Tenho certeza de que essas dicas foram muito importantes, e espero muito que vocês coloquem isso em prática JÁ!

Em breve darei dicas de como obter uma esmaltação perfeita, sem manchas e muitas outras!  Beijão.

50 thoughts on “Cuidados e preparação das unhas

  1. Nossa bom trabalho pelo artigo…

    Gostei muito, eu particularmente tenho muito pé atrás com manicure, mais percebi aqui pelo artigo que a minha tem feito muita coisa certinha rs…

    Amei ter conhecido esse clube das unhas, parei de comer unha esse ano, e fiquei feliz em poder fazer alguns desenhos que vejo aqui, nunca pensei que um dia iria fazer…

    Parabens pelo site.

  2. Que bom que tem pessoas assim como vc pra nos ajudar com suas dicas amei a matéria mesmo muito obrigada!!

  3. Adorei as Dicas, pra mim que estou aprendedo agora, é sempre bom saber de algumas coisas que eu não sabia ! Obrigada ! Aprendir muitas coisas.

  4. Adorei a matéria. Principalmente por que fiz um curso de manicure que indicava a utilização da lixa de polir, descobri porque minha unha está tão quebradiça. Vcs estão de parabéns.

  5. otíma,matéria adorei fui num salão que ainda usa bacia cobertas de filme plástico, e a estufa é daquela bem pequena por que certo pela vigillancia sanitária é da autoclave eu levei o meu alicate não confio nesses salões, gostaria de fazer denuncia vcs tem algum
    email ou site para fiscais visitar. Aguardo, obrigada

  6. Adorei a matéria,estou fazendo um curso para me tornar manicure e tudo isso eles estão ensinando no curso que bom, sei que estou aprendendo corretamente como me proteger e proteger minhas clientes tambem.Continue nos dando essas dicas são muito importantes e nos ajudam muito. BJS!!!!!!

  7. É muito importante essas dicas, eu já trabalho dessa forma há anos, infelizmente tem meninas que não sabem, mas que bom saber que vcs se preocupam. Parabéns!

  8. Ótimas dicas, pelo q pude ver tem muita manicure q conheço q precisa aprender mais sobre higiene e clientes q tbm precisam de mais informação… aprendi muiiito!!!!!!

  9. -Estou adorando suas dicas ,vcs sao maravilhosos e estrou aprendendo de verdade o qe eu pensava que sabia muito Obrigado !

  10. nossa muito bom. so que eu nao tiro as cuticulas e é a melhor coisa a ser feita pelas unhas. agora minha unhas nao quebram mais nem fica aquela coisa acabada com alicate. muito bom indico a todas.

  11. estou fazendo um curso de manicure ( ja estou terminando) uma dica: depois de tirar a cuticula, passar o bloco polidor, depois o oleo de cravo na unha e cuticula ( que hidrata e fortalece) tirar o oleo pq ele pode amarelar o esmalte, passar a base e começar a esmaltação

  12. eu já sabia dessas coisas,mas eu acho muito legal vcs postarem isso aki para nossas amigas iniciantes.bjos e parabéns!!!

  13. esta dica da nossa amiga mariana é muito boa usar oleo de cravo nas unhas é tudo de bom ,proteje contra micoses e fortalace muito a unha.

  14. Muito bom, havia muitas dias dicas que nem passava pela minha cabeça, pois tenho preferencia de fazer minhas unhas em casa mesmo, mas nunca tinha visto dicas como essas! :*

  15. Eu trabalho exatamente dessa forma….Sempre com muita limpeza, materiais de boa qualidade e todos descartáveis….bjssss

  16. Obrigada mesmo. Eu sou uma completa desajeitada. Chega a ser ridículo, mas a gente dá um jeito. E muito obrigada por nos dar as dicas.
    Beijos, Isa.

  17. Olá! Sou nova aqui !
    Queria poder retirar uma dúvida, sobre a água do borrifador, seria quente, morna, natural, fria…?
    Pois, na bacia é com água quente. Alguém pode me responder?

    1. Olá Emanuèle, geralmente a água que se encontra no borrifador e de temperatura ambiente, algumas manicures gostam de colocar água mais aquecida no inverno para agradar mais, mas geralmente e água na temperatura ambiente.
      Beijinhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *