Cuidados Dicas

Cuidados e preparação das unhas

Olá meninas! Hoje vou mostrar para vocês, como preparar as unhas para a esmaltação de forma correta e higiênica. Sei que muitas de vocês são manicures, então as dicas são extremamente válidas para vocês, pois dessa maneira a possibilidade de contrair infecções diminui consideravelmente.

Antes de tudo, seus instrumentos de trabalho devem estar esterilizados e bem limpos. Lembrem-se: higiene em primeiro lugar.

Se você é manicure ou vai embelezar unhas de outras pessoas, o melhor é utilizar luvas descartáveis e máscara. Se não, não é necessário.

Material

1º – Toalha limpa

A primeira coisa que uma manicure precisa é de uma toalha limpa, que deve ser trocada e higienizada logo após a utilização. Ao lavar é aconselhável utilizar luvas, pois, resíduos de pele, ou sangue podem ser transmissores de diversas patologias.

2º – Instrumentos limpos e esterilizados

A lixa é de uso pessoal, então deve ser descartada logo após o uso. Creme emoliente, algodão, borrifador com água, espátula esterilizada para empurrar as cutículas, alicate bem amolado e esterilizado, base incolor para unhas.

Vamos ao passo a passo?

1º Lixamento

O primeiro passo para a preparação das unhas, após a remoção do esmalte, é o lixamento, que deve ser feito seguindo o desenho da unha, e com a parte fina da lixa para um desenho perfeito da unha.

2º – Emoliente

Após o lixamento, o correto é aplicar o creme emoliente no dorso da mão, conforme a imagem.  Dessa forma, caso a cliente tenha alguma patologia nas unhas, não irá contaminar todo o emoliente da embalagem.

3º – Aplicação do emoliente

Após a aplicação no dorso da mão, deve-se pegar o creme com o indicador,  e espalhar por toda a unha e cutícula de forma uniforme e abundante. Repetir isso por todas as unhas.  É importante espalhar por toda a unha, para facilitar o momento de empurrar as cutúculas, que será explicado logo mais.

4º – Algodão

Aqui está a parte diferente do usual: O algodão é utilizado em cima do creme emoliente, em substituíção da bacia com água quente. Por qual motivo utilizar o algodão ao invés da bacia com água? O principal motivo é a higiene, pois, após ser utilizado, o algodão é descartado. A bacia de água, em alguns lugares é coberta por uma proteção plástica, mas aqui vai uma coisa que vocês não sabiam: muitos salões reutilizam essas proteções plásticas, o que pode ser um perigo! Além de ser anti-higiênico, pode ser um grande transmissor de doenças.

5º – Umedecer o algodão

Após aplicar o algodão nas unhas, com o borrifador molhar dedo por dedo, e aguardar alguns instantes (de 1 a 2 minutos em média), nesse tempo você pode levantar o algodão para ver se a cutícula já está bem mole.

6º – Empurrar as cutículas

Após alguns minutos retirar o algodão e limpar o excesso de emoliente na toalha. Em seguida empurrar as cutículas com a espátula adequada, até quando achar necessário. Se suas cutículas ainda estão pequenas, é correto que pare nesse passo, pois se o tamanho ainda não estiver adequado para a remoção, o risco de cortes é muito grande. Empurrando-as apenas, a esmaltação fica facilitada, e você consegue aguentar por mais algum tempo, até poder fazer a remoção adequada, e seguramente.

7º – Remoção das cutículas

Aqui está a parte mais complicada, e que apresenta um grau de perigo. A remoção de cutículas não é necessária para algumas pessoas que tem cutículas finas, mas para as que tem cutículas grossas, e que chegam a incomodar, a remoção não deve ser completa, o correto é apenas aparar, pois as cutículas são a proteção das unhas, e, caso haja algum corte, ali será uma porta de entrada de bactérias, que podem causar infecções e dor. Então, todo o cuidado nesse momento é necessário.

– Dica

Durante a remoção das cutículas, o alicate fica com alguns resíduos de pele. O indicado, não é retirar com as mãos ou com algodão, e sim na toalha, da forma mostrada na imagem, que é a mais higiênica e correta.

8º – Limpeza do emoliente

Após remover as cutículas de todas as unhas, recomenda-se a utilização de algodão com removedor para retirar os resíduos de emoliente. Caso esse passo seja pulado, os resíduos do emoliente irão atrapalhar a esmaltação, deixando falhas e manchas por toda a unha. Então, é imprescindível a limpeza desse excesso.

9º – Base incolor

O ultimo passo da preparação das unhas, é passar uma camada de base incolor (ou fortalecedor de sua preferência). Não é correto passar o esmalte diretamente nas unhas, pois sem essa camada de base, muitos esmaltes ficam com manchas. No momento da esmaltação com a base, não tem problema borrar, e também não é necessário tirar os excessos, pois estes ajudarão depois na limpeza do excesso de esmalte.

O processo de preparação das unhas deve ser feito em uma mão de cada vez, seguindo a sequencia até o fim em cada mão.

– Dica

Mantenha sempre um recipiente para descartar os materiais utilizados, como a lixa, as luvas, a máscara e o algodão. Ao esvaziar o recipiente, não se deve tocar nos resíduos e no material descartado, pois neles podem estar vírus e bactérias que podem ser transmitidos para você.

Meninas, como algumas de vocês devem ter percebido, eu não fiz o uso da lixa de polir, e agora explico o motivo. A nossa unha é composta de queratina, e a lixa de polir, basicamente remove uma parte dessa queratina. A consequência: unhas fracas e quebradiças! Eu sei que alguma de vocês tem ondulações terríveis nas unhas, mas em substituição a lixa polidora, hoje já temos a opção de base niveladora, que serve basicamente para a mesma coisa. Então, agora é só correr na perfumaria, ou na loja de cosméticos e comprar! O preço varia pouco, e não chega a ser muito caro. Vale a pena gastar um pouquinho mais na base niveladora e ter unhas lindas e fortes, não é mesmo?

Então, por hoje é só! Tenho certeza de que essas dicas foram muito importantes, e espero muito que vocês coloquem isso em prática JÁ!

Em breve darei dicas de como obter uma esmaltação perfeita, sem manchas e muitas outras!  Beijão.

50 Comments

Click here to post a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sorteio de Esmaltes
EU QUERO!
12397 Pessoas participando