Cuidados Dicas

Cuidados e avisos sobre alicate de unhas

Aqui no Brasil, é um hábito muito comum retirar as cutículas com alicate, um hábito errado mas que é mantido com veemência pelas brasileiras. Na Europa, eu soube que essa prática é até proibida por lei, sabiam? Mas já que não tem jeito e o alicate faz parte do kit de unhas da maioria, vim hoje dar dicas de como escolher o alicate, etc.

unhas1

Importante: Primeiramente, tome o cuidado de escolher alicate de aço inox, assim como outros materiais de cutelaria.

Alergias: o material de aço inox é hipoalergênico e não reage com a maior parte dos produtos químicos que usamos ao fazer a manicure e pedicure. Sabiam que tem muitas meninas que possuem alergia ao alicate e não sabem? Pois é!

Alicate afiado é um dos segredos para ter unhas bonitas: Seja para fazer a retirada das cutículas totalmente, ou tirar só aquela pelinha que está “sobrando” ou “pulando” é necessário um alicate bem afiado. E uma das vantagens do inox e que ele mantém o fio por mais tempo. E ao contrário dos ditos populares, alicates afiados são bem mais seguros para a manicure, pois alicates afiados não mastigam unhas e cutículas tirando assim, apenas o necessário.

Durabilidade: Aço inox não enferruja, tendo assim uma maior durabilidade. Sendo assim, quem for profissional e precisa de alicates de boa qualidade, é melhor optar por esse material.

Como limpar corretamente? Para evitar a contaminação entre outras doenças  precisam ser sempre limpos mesmo que o material seja de uso próprio. Nos salões eles tem que ser colocados em autoclave ou câmaras de calor seco. Mas em casa, você pode:

  • Comprar álcool 70% em farmácias, bem baratinho e passar no seu alicate.
  • Colocá-lo em panela de pressão que funciona como uma autoclave caseira.

Uma observação importante: mesmo que vá em salões de beleza e lá eles tenham alicate, espátula disponíveis, procure ter o seu kit pessoal. Isso evita problemas com contaminações, além de você ter uma segurança maior de que não está correndo nenhum tipo de perigo.

23 Comments

Click here to post a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • e eatamente assim eu vivo na europa e faco unhas .fiz cursos aki e ninguem tira as cuticulas.pois as cutuculas sao as protecoes contra doencas.

  • Sou manicure e “pelejo”para conscientizar as freguesas do benefício de NÃO retirar totalmente as cutículas.Só que a maioria das manicures incentivam,infelizmente.Aí nós que tentamos mudar esse hábito acabamos sendo vistas como mal profissional!

    • Verdade essas semanas fui na manicure ela quase morreu e achou horroroso eu estar tratando ao invés de fazer a remoção! Que bom que você pensa diferente!

  • Oi Thaíssa, adoro seus artigos. Se me permite, gostaria apenas de fazer uma pequena correção, coisa pouca mesmo. O texto “o material de aço inox é anti-hipoalergênico” escrito, você troca por “antialérgico” ou tira o “anti” e deixa só o hipoalergênico, já que essa última palavra já é sinônima de antialérgico. Peço desculpas mais uma vez, não quero bancar uma de professora de português, mas acredito que na hora de escrever o texto, a frase saiu assim e não deve ter percebido. Mas fora isso, você está certíssima quanto a questão da durabilidade e dos procedimentos de esterilização do material. E com certeza a boa afiação contribui para um bom acabamento. Mas nem sempre encontramos bons cuteleiros e isso a gente só aprende na prática. Quando se acha um bom profissional, fique fiel à ele porque ele também é peça fundamental para manter os alicates da maneira correta.

    • Oi Alline obrigada por elogiar meu trabalho aqui no blog e valeu pela correção eu realmente na hora que revisei o texto não vi isso e vou consertar agora. Obrigada rs

      Continue sempre aqui comentando e dando sugestões, agradeço ^^ bj!

    • Oi flor, tenho alguns posts no blog que venho falando sobre esse assunto, só clicar ali em cima em pesquisar digitar cutículas que vão aparecer todos os meus artigos falando sobre isso pra você. Espero que te ajude! 😀

  • oi thaissa gostei muito do seu artigo . Estou começando agora nesse ramo por isso tenho bastante duvidas uma delas e quando passo o esmalte sempre deixo falhas .Peço que vc me auxilie nessa parte pois isso esta me prejudicando bastante .obg bjs

  • Tenho unhas muito fracas e quebradiças :/
    Faço de tudo pra elas fortalecerem, eu pesquiso dicas mais nada da certo 🙁
    Naum da nem gosto de eu fazer minhas unhas
    Vc tem alguma sugestão pra mim, flor ??

  • eu mesmo tiro minhas cuticulas para não correr o risco de pegar doenças.nunca fiz minhas unhas no salão! mas gostei da dica

  • oi taissa boa noite, sou nova nesse ramo de unhas, e gostartia de te fazer uma pergunta. como faço pra pintar uma unha de vermelho e o desenho q eu fizer em branco, nao mudar de cor?
    pq toda vez q pinto uma unha de vermelho e vou decorar com branco o vermelho passa para a cor branca e qdo nao fica rosa fica meio amarelado.
    desde ja agradeço se puder me ajudar

    • Vou responder, para a Eliane, quando vc pintar de vermelho e quiser decorar com o branco por cima, use tinta próprias para unhas, ou use tinta de tecido , para que você possa desenhar sem mudar a cor do seu branco. espero ter ajudado Eliane

  • É VERDADE AQ NO BRASIL,NINGUEM QUER SABER DE FAZER DIREITO, ACHO TBEM Q N DEVERIA TIRAR CUTICULAS,,,,MAS AQ TEM MUITO MARIA VAI COM AS OUTRAS…..

  • Nossa amei suas dicas,isso indica que vc e uma boa proficional .parabéns pela suas dicas.mais eu gostaria de saber como faço para tratar unhas com micose…

  • Não sabia que era proibido na Europa, ainda mais por lei! Mas desconfio que cá em Portugal não há legislação sobre isso! Fiz uma pesquisa e não achei nadinha!Alias nunca ouvi falar de tal coisa!
    Agora que remover cuticulas pode ser prejudicial concordo! Se hidratar bem não precisa tar a cortar!

Quer ganhar
ESMALTES GRÁTIS ?

Coloque o seu email e PARTICIPE !
SORTEIO MENSAL
EU QUERO !!!
Sorteio de Esmaltes
EU QUERO!
12397 Pessoas participando