Cuidados e avisos sobre alicate de unhas

Artigo escrito por

Aqui no Brasil, é um hábito muito comum retirar as cutículas com alicate, um hábito errado mas que é mantido com veemência pelas brasileiras. Na Europa, eu soube que essa prática é até proibida por lei, sabiam? Mas já que não tem jeito e o alicate faz parte do kit de unhas da maioria, vim hoje dar dicas de como escolher o alicate, etc.

unhas1

Importante: Primeiramente, tome o cuidado de escolher alicate de aço inox, assim como outros materiais de cutelaria.

Alergias: o material de aço inox é hipoalergênico e não reage com a maior parte dos produtos químicos que usamos ao fazer a manicure e pedicure. Sabiam que tem muitas meninas que possuem alergia ao alicate e não sabem? Pois é!

Alicate afiado é um dos segredos para ter unhas bonitas: Seja para fazer a retirada das cutículas totalmente, ou tirar só aquela pelinha que está “sobrando” ou “pulando” é necessário um alicate bem afiado. E uma das vantagens do inox e que ele mantém o fio por mais tempo. E ao contrário dos ditos populares, alicates afiados são bem mais seguros para a manicure, pois alicates afiados não mastigam unhas e cutículas tirando assim, apenas o necessário.

Durabilidade: Aço inox não enferruja, tendo assim uma maior durabilidade. Sendo assim, quem for profissional e precisa de alicates de boa qualidade, é melhor optar por esse material.

Como limpar corretamente? Para evitar a contaminação entre outras doenças  precisam ser sempre limpos mesmo que o material seja de uso próprio. Nos salões eles tem que ser colocados em autoclave ou câmaras de calor seco. Mas em casa, você pode:

  • Comprar álcool 70% em farmácias, bem baratinho e passar no seu alicate.
  • Colocá-lo em panela de pressão que funciona como uma autoclave caseira.

Uma observação importante: mesmo que vá em salões de beleza e lá eles tenham alicate, espátula disponíveis, procure ter o seu kit pessoal. Isso evita problemas com contaminações, além de você ter uma segurança maior de que não está correndo nenhum tipo de perigo.