Como funciona a validade dos esmaltes

Artigo escrito por

Hoje vim falar de um assunto sério que preocupa todas as viciadas em esmaltes que colecionam milhares de vidrinhos em suas casas, a validade dos esmaltes e até quando podemos usá-los ou descartá-los. Até porque quem tem muitos vidrinhos em casa, sabe que é impossível usar algum até o final, na maioria das vezes usamos 1-2x e os abandonamos, certo? O tempo acaba passando e consequentemente alguns chegam a sua data de validade. Mas olhando para todos eles, podemos ver que  muitos que nem venceram ainda (considerando a data da embalagem) estão em péssimo estado assim como alguns que já venceram estão perfeitos. Como fazer?

tumblr_ktzzx8c5mq1qzfya1o1_500_large

Cada país tem suas regras e leis para cosméticos e esmaltes, reparem, as maquiagens e esmaltes internacionais não tem data certinha de vencimento, só aquele símbolo com os meses que o esmalte vale depois de aberto.Eles tem o que chamamos de PAO –Period After Opening (traduzindo: período depois de aberto). O PAO é informado em meses, normalmente dentro de um potinho com tampa aberta:

simbolo_validade

O problema é como mensurar esse tempo, para os esmaltes brasileiros. Pois as empresas nacionais infelizmente, ainda enviam seus esmaltes para serem comercializados sem proteção, diferente dos esmaltes estrangeiros, e algumas brasileiras tem a mania de abrir o esmalte na loja pra dar aquela “testadinha”, quem nunca viu isso nas lojas? (Lembrando, não façam isso meninas! É feio!)

A Anvisa (Agencia reguladora que também cuida da fiscalização das empresas de cosméticos no Brasil) estipula a data máxima para validade dos esmaltes de 3 anos.  

Outro ponto importante comentarmos é que o esmalte contém quase 0% de água em sua composição, sendo assim, dificilmente microorganismos crescerão dentro desse ambiente, nesse quesito de contaminação, os esmaltes estão livres.

Então por que o esmalte decanta?

Por causa da incidência de luz, ligações químicas ou se os solventes que os compõe se desfizeram ou até mesmo pelo tempo.

Por isso, a minha recomendação pessoal é que se o esmalte tiver com cheiro ruim, aspecto estranho ou mudou de cor, dentro ou fora da validade é que faça o descarte do esmalte. Porque pode ter ocorrido alguma reação química que em contato com a pele, pode não fazer bem.  Agora eu particularmente, se dentro ou fora do tempo de validade o esmalte não me apresentar nenhuma alteração eu continuo fazendo o uso dele. Mas isso é pessoal, lendo todo o post, vocês façam o que acharem melhor meninas!

Dicas importantes:

  • Ao fazer a sua esmaltação, tenha sempre o cuidado de não deixar o vidrinho aberto.
  • Ao fazer o descarte de um esmalte vencido, jogue todo o conteúdo do vidrinho em um papel toalha e espere secar depois jogue fora. Nunca jogue na água corrente! Pois os componentes do esmalte podem contaminar a água, etc.
  • Limpe o vidrinho com acetona, e deixe o vidro aberto para que o resto de acetona que ficar ali possa evaporar.
  • Se quiser, guarde o vidro vazio para novas misturinhas ou reciclagem!

Gostaram das informações de hoje?

Fonte: http://www.loucasporesmalte.com.br