O que enfraquece as unhas?

Ter unhas fracas é um problema que atinge muitas mulheres e que pode acontecer por vários motivos. Não adianta tentar várias receitas, tentar tratar, sem antes procurar saber qual a causa do problema. Os motivos são dos mais variados, entre eles está o excesso de produtos químicos como detergentes e uma alimentação ruim, com falta de vitaminas.
Os sinais que você deve perceber são: unhas finas, que descamam sempre, têm um aspecto poroso, aparecem algumas manchas e irregularidades na superfície, e também ficam vulneráveis ao ataque de fungos. Ao detectar esses sintomas, procure um dermatologista.

unha fraca

O que pode deixar as unhas fracas?

  • Anemias, hipotireoidismo, má absorção de nutrientes, desnutrição, fazem as unhas descamarem;
  • Acetona ou removedor de esmaltes em excesso. Deixam as unhas ressecadas, sem brilho, quebradiças, com manchas brancas e fracas. Lembrando que, ainda sim, o removedor de esmaltes é menos agressivo que a acetona;
  • Produtos químicos, como produtos de limpeza (detergente);
  • Fungos ou bactérias;
  • Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas;
  • Entre outras coisas.

Como deixar as unhas fortes?

  • Use luvas quando for fazer alguma atividade doméstica;
  • Evite retirar as cutículas. Sem as cutículas fungos e bactérias entram com mais facilidade;
  • Use bases fortalecedoras. Procure bases formuladas por dermatologistas;
  • Mantenha as unhas sempre hidratadas;
  • Use um esmalte adequado, procure saber se você não possui alergia. Procure esmaltes 3Free, que não contém tolueno, formaldeído, que são compostos químicos que frequentemente causam alergia em várias pessoas;
  • Tenha uma dieta rica em nutrientes, proteínas e vitaminas. É muito importante para manter a saúde das suas unhas, a maioria das vezes o problema está na alimentação. Procure alimentos que contenham zinco, que é um elemento essencial para a saúde das suas unhas.

Lembrando sempre que você deve tornar essas dicas uma rotina, não adianta fazer somente um dia e esperar que as unhas fiquem fortes! Seguindo essas dicas você vai conseguir unhas fortes, saudáveis e lindas.

Quem escreveu...:
Estudante de biomedicina,louca por esmaltes,principalmente nail arts e adesivos de unhas.

Comentários (5)

    • Élida Responder

      eu roia bastante mais é so pensar nas unhas grandes,esmaltadas e bonitas de seus sonhos que vc irá parar eu fiz isso e deu certo quando eu me preparava para roer eu pensava nisso e parava no mesmo estante ;)

  1. Dara Responder

    eu roou muito minhas unhas , nao consigo parar, faz 5 meses que faço unha so na manicure, mas mesmo assim , ela continua nascendo laspada, e eu nao resisto e ranco as laspas, o que eu faço? o que posso passa nas minhas unhas para q elas nasçam fortes e sem laspas

  2. Arminda Sá Formadora de Estética Responder

    Muito bem expliado ! Estou inteiramente de acordo com toda a teoria; uma grande parte das pessoas que se manifestam descontentes com o estado das suas unhas, não têm o conhecimento necessário de como resolver o problema, e quando têm não o seguem com o rigor que é necessário, como corrigir alimentação, controlar estado de ansiedade, evitar antidepressivos e outros, ter em conta a hidratação das unhas , não basta evitar produtos abrasivos, é preciso manter sempre oleadas para que não quebrem por se tornarem secas etc.

Quer ser sorteada para GANHAR ESMALTES?
No Clube das Unhas você para além de receber novidades grátis toda a semana no seu email, também é colocada num SORTEIO MENSAL DE ESMALTES. Inscreva-se já e quem sabe não será a proxima sortuda. BOA SORTE
Só se cadastrar e cada vez que receber novidades poderá ser a ganhadora.
Não quero ganhar esmaltes