Como montar um salão de Manicure e Pedicure

Artigo escrito por

Em tempos o serviço de manicure e pedicure poderia encontrar-se em qualquer salão de beleza, mas os tempos mudam e as mulheres ficam muito mais exigentes, pelo que as unhas e as mãos tomaram um rumo de uma das partes do corpo em que mais tratamentos e produtos são investidos.

Hoje em dia existem salões especializados em manicure e pedicure e por vezes em nail art.

Os salões de beleza são abertos que nem cogumelos crescem, aos milhares, no entanto um novo salão com um bom marketing, serviços melhorados e inovadores consegue sempre vencer a concorrência.

salão manicure

Em tempos o serviço de manicure e pedicure poderia encontrar-se em qualquer salão de beleza, mas os tempos mudam e as mulheres ficam muito mais exigentes, pelo que as unhas e as mãos tomaram um rumo de uma das partes do corpo em que mais tratamentos e produtos são investidos.

Hoje em dia existem salões especializados em manicure e pedicure, r por vezes em nail art.

Os salões de beleza são abertos que nem cogumelos crescem, aos milhares, no entanto um novo salão com um bom marketing, serviços melhorados e inovadores consegue sempre vencer a concorrência.

Quanto dinheiro é preciso investir

É impossivel definir uma quantia de dinheiro necessário para investir de forma exata visto ser um negócio que dá para ser feito de 1001 formas completamente distintas.

No entanto segundo pesquisas de mercado posso garantir que é um investimento com uma base de 2mil reais e poderá atingir facilemente os 30mil dependendo do que achar necessário comprar.

De qualquer das formas, a minha dica é (caso não tenha muito dinheiro para começar o seu salão) comprar apenas o essencial para trabalhar e fazer com que suas clientes se sintam bem e mais tarde ir comprando os extras, como novas mobilias, quantidades maiores de produtos, etc.

Se não tiver dinheiro suficiente para alugar um espaço para praticar suas atividades de manicure e pedicure procure mesmo uma forma de se juntar a uma cabeleireira ou esteticista e aluga um pequeno espacinho no salão de beleza para si ou então começa num comodo de casa que esteja vazio ou tenha espaço, mas tente sempre oferecer para suas clientes o melhor espaço que poder dentro da sua condição financeira.bannerevenda

Como abrir legalmente o Salão

Agora no Brasil existe o MEI – Microempreendedor Individual, já não necessita mais de trabalhar de forma ilegal.

O MEI é conhecido por ser uma forma bastante economica de trabalhar legalmente, para além de ter regalias seus impostos e taxas serão bastante reduzidos, no entanto só pode faturar um máximo de 60mil reais por ano (a partir dai terá de mudar para Empresa).

O MEI só pode ter um empregado e o empregado terá um salário minimo do setor em que se enquadra, neste caso de manicure e pedicure.

Registrar atividade como MEI é bastante fácil, pode ser feito no site Portal do Empreendedor ou na prefeitura, para tal só necessita dos seus documentos.

Graças ao MEI já poderá ter CNPJ e conseguir facilmente créditos e emprestimos mais elevados, assim como comprar produtos mais facilmente em fornecedores com todas as regalias que só uma empresa costuma ter.

Dica:

Cuidado ao abrir atividade com o endereço de sua casa, o IPTU poderá aumentar consoante o tipo de atividade e os metros quadrados de sua residencia.

Equipamento necessário para começar

Esta é uma das partes fundamentais para que possa montar o salão de manicure e pedicure, sem os equipamentos será impossivel começar a trabalhar e aqui terá de caprichar bem, afinal de contas é para cuidar das suas clientes e serão elas que irão pagar seu futuro salário.

Lista de equipamento para começar:

  • Luvas de Latex
  • Caixas de algodão
  • Removedor de Esmalte
  • Estufa Esterelizador (este não pode mesmo faltar.. por questões de saúde e higiene)
  • Alicates de unhas e cuticulas
  • Lixas de pés e mãos
  • Espatula
  • Separador de Dedos (opcional)
  • Etc

Móveis para salão de manicure

Os móveis até nem são muito difíceis de encontrar e ainda consegue bem baratos facilmente.

Para começar a base estrutural de moveis do seu salão de manicure necessita de:

  • Cadeiras
  • Mesa de manicure
  • Armário
  • Estante(s)
  • Suporte para perna (pedicure)
  • Expositor de esmaltes (Opcional)

A maioria dos móveis de salão podem ser encontrados em lojas Online e Fisicas como Casas Bahia, Extra, Americanas, Wallmart e em lojas especializadas em manicure, massagem, estetica e produtos de beleza.

Lembre-se, aposte sempre no conforto e se poder financeiramente, aposte também no mais moderno e bonito.

Quantos e que tipos de funcionários são necessários

Uma manicure que está a começar não necessita de funcionários, pelo que conheço deste mercado é mais que certo que apenas uma pessoa dá conta do recado desde que se foque o bastante no trabalho.

De qualquer das formas, com o crescimento do trabalho e a falta de tempo poderá sempre contratar um empregado ou empregada para assumir funções que mais lhe ocupam tempo e acabam prejudicando o restante. (Exemplo: Limpeza, agendamento e marcações, publicidade, etc)

Serviços extra para seu salão

Esmaltação e Decoração de Unhas

Hoje em dia salão de beleza ou de manicure que se preze tem como serviços a esmaltação, afinal é um dos principios base pós manicure.

De qualquer forma, esmaltação não chega quando se trata de clientes mais exigentes.

Vamos pensar assim… esmaltar unhas é rapido e qualquer pessoa consegue, no entanto os desenhos requerem mais trabalho e experiencia, ou então ficam muito mal feitos, por isso se poder, faça um curso de Design de Unhas e coloque na sua lista de serviços a decoração.

Unhas Artificiais

Se segue as tendencias com certeza saberá que as unhas artificiais estão muito na moda e para além disso é um serviço que requere boa habilidade e materiais um pouco caros. Pode não ter tantas clientes como os de uma manicure normal, no entanto conseguirá muito mais lucro, isso pode acreditar.

Massagem

Se quer que o seu salão ganhe mais tipos de clientes amplie os seus serviços de manicure para algo ainda mais ligado a conforto, por exemplo e indo ao tópico anterior, se tiver a possibilidade de contratar uma massagista ou se tiver um curso de massagem, poderá sempre oferecer massagens como um serviço extra.

Acredito que a massagem depois de um dia de trabalho intenso de suas clientes, terá muitas adesões.

Venda de Esmaltes

Uma das coisas que muito falta em algumas cidades do Interior é a falta de espaços com comercialização de esmaltes e o pior é que por ser interior comprar pela internet ou por catalogo poderá ficar caro de mais devido ao frete do PAC ou Sedex, por isso lembre-se, é sempre uma excelente opção vender este tipo de produtos em seu salão.

Compre nosso livro que ensina a ter um negócio de venda de esmaltes de sucesso aqui.

bannerevenda

Escolher um nome

Uma das coisas mais difíceis é sem dúvida a escolha do nome do salão de manicure, mas para isso temos uma dica aqui e também um vídeo onde a moça fala diversos nomes interessantes para escolher. Veja

Dica extra para conseguir clientes

As minhas funções no meu trabalho são as de gerar vendas e atrair mais clientes, e como tal vou deixar uma dica bem simples, mas que é o inicio para quase todo o marketing que poderá fazer e ter sucesso garantido.

Ofereça algo aos clientes

Ao oferecer algo (grátis) aos clientes conseguirá criar uma afinidade bem maior e provavelmente fará com que eles voltem ao seu estabelecimento.

E para além de manter os antigos e atuais clientes, também conseguirá atrair novos clientes.

O que pode oferecer?

  • Tudo irá depender do seu orçamento, mas imaginando que quanto a isso não tem grandes problemas, segue uma lista de coisas que pode oferecer:
  • A cliente paga serviços de manicure, você oferece a esmaltação;
  • A cliente paga por um serviço que irá demorar algum tempo, ofereça algo para ela beber (refri, suco, café, etc)
  • A cliente paga por um serviço de unhas de gel, como é um serviço um pouco caro, ofereça um desconto quando for para a manutenção (o mesmo com as unhas acrilicas)
  • A cliente vai ao seu salão todas as semanas tratar das unhas, é uma cliente regular, agradeça-lhe por isso, e a cada 10 vezes que ela voltar ao salão ofereça 1 vez grátis

E estas são algumas dicas testadas e comprovadas que eu lhe sugiro.