Negócios

Como montar um salão de Manicure e Pedicure

Em tempos o serviço de manicure e pedicure poderia encontrar-se em qualquer salão de beleza, mas os tempos mudam e as mulheres ficam muito mais exigentes, pelo que as unhas e as mãos tomaram um rumo de uma das partes do corpo em que mais tratamentos e produtos são investidos.

Hoje em dia existem salões especializados em manicure e pedicure e por vezes em nail art.

Os salões de beleza são abertos que nem cogumelos crescem, aos milhares, no entanto um novo salão com um bom marketing, serviços melhorados e inovadores consegue sempre vencer a concorrência.

salão manicure

Em tempos o serviço de manicure e pedicure poderia encontrar-se em qualquer salão de beleza, mas os tempos mudam e as mulheres ficam muito mais exigentes, pelo que as unhas e as mãos tomaram um rumo de uma das partes do corpo em que mais tratamentos e produtos são investidos.

Hoje em dia existem salões especializados em manicure e pedicure, r por vezes em nail art.

Os salões de beleza são abertos que nem cogumelos crescem, aos milhares, no entanto um novo salão com um bom marketing, serviços melhorados e inovadores consegue sempre vencer a concorrência.

Quanto dinheiro é preciso investir

É impossivel definir uma quantia de dinheiro necessário para investir de forma exata visto ser um negócio que dá para ser feito de 1001 formas completamente distintas.

No entanto segundo pesquisas de mercado posso garantir que é um investimento com uma base de 2mil reais e poderá atingir facilemente os 30mil dependendo do que achar necessário comprar.

De qualquer das formas, a minha dica é (caso não tenha muito dinheiro para começar o seu salão) comprar apenas o essencial para trabalhar e fazer com que suas clientes se sintam bem e mais tarde ir comprando os extras, como novas mobilias, quantidades maiores de produtos, etc.

Se não tiver dinheiro suficiente para alugar um espaço para praticar suas atividades de manicure e pedicure procure mesmo uma forma de se juntar a uma cabeleireira ou esteticista e aluga um pequeno espacinho no salão de beleza para si ou então começa num comodo de casa que esteja vazio ou tenha espaço, mas tente sempre oferecer para suas clientes o melhor espaço que poder dentro da sua condição financeira.bannerevenda

Como abrir legalmente o Salão

Agora no Brasil existe o MEI – Microempreendedor Individual, já não necessita mais de trabalhar de forma ilegal.

O MEI é conhecido por ser uma forma bastante economica de trabalhar legalmente, para além de ter regalias seus impostos e taxas serão bastante reduzidos, no entanto só pode faturar um máximo de 60mil reais por ano (a partir dai terá de mudar para Empresa).

O MEI só pode ter um empregado e o empregado terá um salário minimo do setor em que se enquadra, neste caso de manicure e pedicure.

Registrar atividade como MEI é bastante fácil, pode ser feito no site Portal do Empreendedor ou na prefeitura, para tal só necessita dos seus documentos.

Graças ao MEI já poderá ter CNPJ e conseguir facilmente créditos e emprestimos mais elevados, assim como comprar produtos mais facilmente em fornecedores com todas as regalias que só uma empresa costuma ter.

Dica:

Cuidado ao abrir atividade com o endereço de sua casa, o IPTU poderá aumentar consoante o tipo de atividade e os metros quadrados de sua residencia.

Equipamento necessário para começar

Esta é uma das partes fundamentais para que possa montar o salão de manicure e pedicure, sem os equipamentos será impossivel começar a trabalhar e aqui terá de caprichar bem, afinal de contas é para cuidar das suas clientes e serão elas que irão pagar seu futuro salário.

Lista de equipamento para começar:

  • Luvas de Latex
  • Caixas de algodão
  • Removedor de Esmalte
  • Estufa Esterelizador (este não pode mesmo faltar.. por questões de saúde e higiene)
  • Alicates de unhas e cuticulas
  • Lixas de pés e mãos
  • Espatula
  • Separador de Dedos (opcional)
  • Etc

 

Móveis para salão de manicure

Os móveis até nem são muito difíceis de encontrar e ainda consegue bem baratos facilmente.

Para começar a base estrutural de moveis do seu salão de manicure necessita de:

  • Cadeiras
  • Mesa de manicure
  • Armário
  • Estante(s)
  • Suporte para perna (pedicure)
  • Expositor de esmaltes (Opcional)

A maioria dos móveis de salão podem ser encontrados em lojas Online e Fisicas como Casas Bahia, Extra, Americanas, Wallmart e em lojas especializadas em manicure, massagem, estetica e produtos de beleza.

Lembre-se, aposte sempre no conforto e se poder financeiramente, aposte também no mais moderno e bonito.

Quantos e que tipos de funcionários são necessários

Uma manicure que está a começar não necessita de funcionários, pelo que conheço deste mercado é mais que certo que apenas uma pessoa dá conta do recado desde que se foque o bastante no trabalho.

De qualquer das formas, com o crescimento do trabalho e a falta de tempo poderá sempre contratar um empregado ou empregada para assumir funções que mais lhe ocupam tempo e acabam prejudicando o restante. (Exemplo: Limpeza, agendamento e marcações, publicidade, etc)

Serviços extra para seu salão

Esmaltação e Decoração de Unhas

Hoje em dia salão de beleza ou de manicure que se preze tem como serviços a esmaltação, afinal é um dos principios base pós manicure.

De qualquer forma, esmaltação não chega quando se trata de clientes mais exigentes.

Vamos pensar assim… esmaltar unhas é rapido e qualquer pessoa consegue, no entanto os desenhos requerem mais trabalho e experiencia, ou então ficam muito mal feitos, por isso se poder, faça um curso de Design de Unhas e coloque na sua lista de serviços a decoração.

Unhas Artificiais

Se segue as tendencias com certeza saberá que as unhas artificiais estão muito na moda e para além disso é um serviço que requere boa habilidade e materiais um pouco caros. Pode não ter tantas clientes como os de uma manicure normal, no entanto conseguirá muito mais lucro, isso pode acreditar.

Massagem

Se quer que o seu salão ganhe mais tipos de clientes amplie os seus serviços de manicure para algo ainda mais ligado a conforto, por exemplo e indo ao tópico anterior, se tiver a possibilidade de contratar uma massagista ou se tiver um curso de massagem, poderá sempre oferecer massagens como um serviço extra.

Acredito que a massagem depois de um dia de trabalho intenso de suas clientes, terá muitas adesões.

Venda de Esmaltes

Uma das coisas que muito falta em algumas cidades do Interior é a falta de espaços com comercialização de esmaltes e o pior é que por ser interior comprar pela internet ou por catalogo poderá ficar caro de mais devido ao frete do PAC ou Sedex, por isso lembre-se, é sempre uma excelente opção vender este tipo de produtos em seu salão.

Compre nosso livro que ensina a ter um negócio de venda de esmaltes de sucesso aqui.

bannerevenda

Escolher um nome

Uma das coisas mais difíceis é sem dúvida a escolha do nome do salão de manicure, mas para isso temos uma dica aqui e também um vídeo onde a moça fala diversos nomes interessantes para escolher. Veja

Dica extra para conseguir clientes

As minhas funções no meu trabalho são as de gerar vendas e atrair mais clientes, e como tal vou deixar uma dica bem simples, mas que é o inicio para quase todo o marketing que poderá fazer e ter sucesso garantido.

Ofereça algo aos clientes

Ao oferecer algo (grátis) aos clientes conseguirá criar uma afinidade bem maior e provavelmente fará com que eles voltem ao seu estabelecimento.

E para além de manter os antigos e atuais clientes, também conseguirá atrair novos clientes.

O que pode oferecer?

  • Tudo irá depender do seu orçamento, mas imaginando que quanto a isso não tem grandes problemas, segue uma lista de coisas que pode oferecer:
  • A cliente paga serviços de manicure, você oferece a esmaltação;
  • A cliente paga por um serviço que irá demorar algum tempo, ofereça algo para ela beber (refri, suco, café, etc)
  • A cliente paga por um serviço de unhas de gel, como é um serviço um pouco caro, ofereça um desconto quando for para a manutenção (o mesmo com as unhas acrilicas)
  • A cliente vai ao seu salão todas as semanas tratar das unhas, é uma cliente regular, agradeça-lhe por isso, e a cada 10 vezes que ela voltar ao salão ofereça 1 vez grátis

E estas são algumas dicas testadas e comprovadas que eu lhe sugiro.

Boa sorte e alguma dúvida, é so deixar comentário.

66 Comments

66 Comments

  1. gildeci rodrigues da silva

    outubro 22, 2013 at 2:12 am

    queria saber como mim torna uma manicure e pedicure popular e com muitos clientes…

    • Clube das Unhas

      outubro 31, 2013 at 3:45 pm

      Gildeci, escreveremos em breve um artigo :)

    • cibele

      abril 23, 2014 at 5:38 pm

      Com esse português nunca!!!

      • Micheli

        setembro 8, 2014 at 8:09 pm

        Senhora Cibele, saiba que:
        Um erro de português não é nada perto de uma má educação.
        Fica a dica.

      • Bebe

        setembro 24, 2014 at 3:16 pm

        Cibele, você fala do português da Gildeci e escreve seu próprio nome com letra minúscula? Não entendi…

  2. Paloma Turri

    novembro 21, 2013 at 9:16 am

    Olá, eu gostaria de saber se vcs podem fazer uma lista com os produtos, equipamentos, tipo completo, qe precisam para montar um salão…

  3. solange scopel

    novembro 21, 2013 at 10:26 am

    sei fazer unhas mas nao tenho um curso profissionalizante preciso ter um diploma para abrir o meu salao de manicure.

  4. amanda mautone

    novembro 26, 2013 at 1:26 am

    muito valiosas as dicas parabéns!!

  5. Erica

    dezembro 1, 2013 at 6:22 pm

    Amei as dicas… parabéns…

  6. roberta

    dezembro 1, 2013 at 10:37 pm

    roberta amei estas dicas ja tenho o meu sala de manicuri

  7. Daliane Medeiros

    dezembro 7, 2013 at 2:21 pm

    Adorei a matéria, trabalho como manicure pra mim em casa, já tenho ate um numero razoável de clientes :). Mas tenho muita vontade de montar um negocio desses pra mim, ainda não foi possível pelo fato do capital R$. Mas irei trabalhar em prol disso e vou conseguir, pois é algo que gosto muito de fazer.

  8. Otchili

    dezembro 22, 2013 at 4:31 am

    Adorei as dicas e vou seguir todos estes passos para me tornas uma empreendedora de sucesso. Espero que publiquem mais documentos a respeito. Um abraço.

  9. Beatriz

    janeiro 6, 2014 at 11:13 am

    Adorei essa dica já trabalho nesta área e estava querendo abriu um pequeno salão de Manicure e Pedicure, pois agora vou ir atras desse (MEI) para que possa ficar tudo regularizado. Agradeço a dica,
    Obrigada, Beatriz!

  10. benedita

    janeiro 20, 2014 at 3:21 pm

    adorei!!ja trabalho com isto so que atendo a domicilio mas quero montar na minha casa:Muito bom as dicas.

  11. benedita

    janeiro 20, 2014 at 3:25 pm

    adorei as dicas! Ja trabalho como
    manicure e pedicure atendendo a domicilio mas quero montar algo para mim e as dicas veio so para me da mais confiança.Obrigado

  12. Rosilda

    fevereiro 13, 2014 at 4:27 pm

    Boa tarde. Meu sonho é montar um salão de designer de unhas, fiz curso na Europa de unhas de gel, acrílicas e esmalte de gel, trabalho em um pequeno espaço que não é meu, falta-me meios financeiros para abrir o negócio, se alguém estiver interessado em sociedade…pretendo abrir um espaço em Jundiaí interior de São Paulo.

  13. TATIANA

    fevereiro 16, 2014 at 6:17 pm

    Boa noite,amei as dicas,estou pensando em abrir meu proprio negocio,obrigado pelas dicas

  14. Janaina

    março 2, 2014 at 2:41 pm

    NAo sei fazer unhas, mas tenho muita vontade de abrir um salão de beleza especializado em unhas.
    Não sei como começar!

    • Clube das Unhas

      março 10, 2014 at 9:43 pm

      Comece primeiramente se profissionalizando, faça cursos e entre nesta área mesmo que você não vá fazer unhas mas precisará saber das coisas, depois siga os passos do post, beijos.

  15. Karoline Costa

    março 14, 2014 at 6:38 pm

    Adorei a foto do salão que vocês colocaram no início do post. Vocês podem me dizer de onde são, o nome do salão ou de qual site você a pegou? É uma inspiração para minha esmalteria.
    Obrigada

  16. Débora

    março 17, 2014 at 3:44 pm

    Olá, adorei suas dicas. Eu trabalho com adesivos para unhas, mas, agora quero me tornar manicure e abrir um salão de manicure e pedicure. Quero abrir um pequeno salão aqui na minha casa e ñ tenho muito dinheiro para investir. Vc acha que vale a pena? Se eu me tornar um MEI hoje, eu já consigo um empréstimo para investir?
    Aguardo resposta…

  17. angelica

    março 18, 2014 at 12:44 am

    trabalho em casa mesmo…como manicure…como fazer uma promoção para os disa das maes?

    • Amanda Luara

      abril 15, 2014 at 10:27 pm

      Faça cartões com descontos de mães e filhas juntas no salão, ou um mega descontos para as mães, assim terá muito mais gente conhecendo teu trabalho.beijihnos

  18. gislane

    março 18, 2014 at 1:16 pm

    nossa sou manicure a muitos anos, recentemente sem executá-la…sempre tive problemas com conquista de clientes, por minha timidez, o pessoal sempre elogiou dimais meu trabalho, mas infelizmente sou insegura, por favor um especialista pode mim ajudar?obrigada…AGUARDO RESPOSTA.

  19. Laudicéa Góis

    março 19, 2014 at 12:39 pm

    Oi.
    Amei todas as suas instruções e ideias e algumas já pratico no salão onde trabalho.
    Parabéns
    Obg pelas informações.

  20. iRIS

    março 21, 2014 at 2:38 pm

    COMO E FEITO O SALARIO DA MANICURI

    • Amanda Luara

      abril 15, 2014 at 10:26 pm

      Tem que calcular quantas clientes terá, a porcentagem que será da manicure e seus gastos. abraços.

  21. luziennesilva

    março 26, 2014 at 6:06 pm

    eu já faço unhas a 4 anos,e eu adorei as dicas algumas já pratico,tem sido um pouco difício mas tou tentando,é isso

  22. LENITA

    março 29, 2014 at 1:38 pm

    Quero saber o que você acha das maquinas que imprimem desenho diretamente nas unhas?

  23. Jordana E.

    abril 3, 2014 at 2:00 pm

    Olá,pretendo abrir um, mas, eu não vou trabalhar com isso quero mesmo só investir, o que você pode me ajudar à respeito?!
    Desde já muito grata!

    • MichelleGoulart

      abril 15, 2014 at 1:21 pm

      Oi boa tarde to abrindo um salao e quero uma
      pessoa pra me ajudar eu entro com a mao de obra sem
      problema

      • Daniel

        julho 11, 2014 at 8:22 pm

        Gostaria de entrar nesse ramo tb, posso entrar como socio.

  24. michelli rocha

    abril 23, 2014 at 1:35 pm

    Boa tarde,estou me organizando para abrir um salao de manicure e pedicure,mas nao consigo entrar em contato com um representante de esmalte e materiais para salao.Gostaria muito q vcs me ajudassem a solucionar esse problema.Desde ja agradeço.

  25. ADRIANA J

    abril 28, 2014 at 8:48 pm

    ADOREI SUAS DICAS……….PARABENS……. MUITO UTIL !! ESTOU REFORMANDO 2 PEQUENOS COMODOS DA CASA PARA FAZER MEU SALAO DE MANICURE, NAIL ARTS E UNHAS DE ACRIGEL, FIBRA. ESTOU ESPERANDO APROVAÇAO DO MICROCREDITO CAIXA CRESCER PRA DAR UMA AJUDINHA NA REFORMA , JA TENHO MATERIAL PARA COMEÇAR.

  26. lula

    maio 7, 2014 at 11:59 am

    tenho uma loja de 100 m2 vou montar uma esmalteria ; massagem , pedicure talvez para o futuro salao , preciso de projeto para as salas que tambem quero fazer feminina e masculina e hinfantil ‘ projeto este completo recepcao etc ; me $ valores e prazos . obrigado

  27. Francis Lima

    maio 8, 2014 at 7:38 pm

    Adorei suas dicas!
    Eu gostaria que vc me desse nomes de lojas onde posso comprar os moveis para salao de manicure e esmaltes.
    Obrigado.

  28. Juliana de Lunes

    maio 14, 2014 at 1:25 pm

    Amei suas dicas, estou iniciando no ramo e sou apaixonada pelo o que faço, isso torna o trabalho super produtivo e gratificante…

  29. Poliana

    maio 18, 2014 at 4:34 pm

    Sou manicure em um salão, mas gostaria de ter meu próprio espaço, mas não sei por onde começar. Algumas dicas por favor!

  30. juci

    maio 18, 2014 at 8:05 pm

    Amei a matéria, as dicas foram ótimas..valeu mesmo muito obrigada!

  31. Claudimara Costa

    maio 19, 2014 at 2:49 pm

    Gostei muito das dicas,ate anotei na minha agenda para não esquecer.Tenho o curso de manicure e pedicure e pretendo fazer outros para me tornar uma profissional mais completa.Tambem tenho o interesse de fazer o curso de unhas em gel um sucesso aqui na minha cidade.

  32. rosangela freitas

    junho 3, 2014 at 10:08 pm

    estou as vesperas de montar studio pra mim,amei as dicas vou usa las com carinho

  33. Daniel

    julho 11, 2014 at 8:24 pm

    Gostaria de dicas completas como fornecedores, etc,,para montar um salão de manicure.

  34. Pingback: Disk manicure está na moda – Como montar um negócio

  35. Evelyn

    julho 16, 2014 at 2:51 pm

    Boa tarde, adorei o post.
    Estou pesquisando o mercado quero abrir minha Esmalteria até o fim do ano, estou procurando parcerias e investidores. Como devo proceder ?
    Adorei as dicas e vou segui-las. Tem alguma dica dos próximos passos para encontra recursos?
    Grata

  36. Luana Boeira

    julho 18, 2014 at 11:20 am

    Ola curti muito as dicas hoje mesmo irei comprar a aparelhagem toda e acessorios e semana q vem estarei inaugurando o meu salão de manicure…achei legal investir somente na area de unhas pois é uma area q esta crescendo bastante aqui na minha cidade moro em Camaquã -Rs interior de Poa sou cabelereira formada mas pesquisei as duas areas e unhas estão dando boas vantagens por aqui …Estarei postando no face book e em minha pagina fotos e dicas de unhas artisticas q particularmente são minha paixão adoro faze- las .Se quiserem me adicionar no face meu nome esta assim “Luana Pogorzelski Weber Boeira” Camaquã -Rio grande do Sul…Bjs colegas e bom trabalho a nós ;*

    • Clube das Unhas

      julho 18, 2014 at 11:36 am

      Boa sorte e felicidades no negocio Luana :)

  37. Thyena

    julho 21, 2014 at 1:48 pm

    Amei as dicas vou montar o salao na minha casa gostaria ter salao simples arrumado que as pessoas se Sinta bem

  38. Lela

    outubro 20, 2014 at 12:31 pm

    Cibele, Educação ZEROOOOOOOOOOOOO.

  39. Lou

    outubro 30, 2014 at 8:41 am

    Olá
    Tenho uma loja, já abri a empresa legalmente e agora preciso de alguém que faça um projeto para os móveis etc ( somente manicure e pedicure)
    Se alguém souber, estou no RJ
    Grata

  40. juliana c medeiros

    novembro 11, 2014 at 3:35 pm

    ola amo minha profição que é ser manicure . mas infelimente tive que sair pa trablha em uma empresa .pois pago aluguel . e e um dinheiro garantido todo mes ! mas nao sou feliz póis amo fazer unha ….. pretendo fazer um curso e me especializar mais ainda . e quero montar um salaozinha no comodo da minha casa oque fasso me cinto presa pois gostaria muito de fazer oque amos

  41. Carmélia

    dezembro 2, 2014 at 1:48 pm

    Adorei as dicas. Estou querendo abrir um salão de manicure. Não tenho ideia de quanto preciso de capital para iniciar.

  42. Caroline

    dezembro 3, 2014 at 5:47 pm

    Gostaria de saber uma lista dos principais esmaltes para iniciar um salão ?

  43. Vanessa

    dezembro 15, 2014 at 6:04 pm

    Olá, amei as dicas e estou há mais de um ano estudando ter um negócio de manicure…..moro no interior e ainda não há esse tipo de negócio em minha cidade….adoraria mais dicas , contato de fornecedores e como calcular o pagamento das manicures, obrigada!

  44. Nubia

    fevereiro 3, 2015 at 10:38 pm

    Obrigada! Amei o artigo, foi o mais completo que li até agora. Veio de encontro com minhas ideias…

  45. Solange

    fevereiro 9, 2015 at 9:59 pm

    Amei as dicas,estou fazendo o curso de manicure e pedicure,estou montando meu salao em casa ja comprei algumas coisas,estou muito ansiosa nao vejo a hora de começa trabalha.

  46. Solange

    fevereiro 9, 2015 at 10:00 pm

    muito obrigada pelas dicas,ajudou muito..

  47. Liria Gouvea

    fevereiro 10, 2015 at 12:07 pm

    fiquei muito feliz de ter encontrado esse artigo,me ajudou muito….

  48. Pingback: Sobre salões especializados em unhas

  49. Pingback: 7 segredos para ser a melhor manicure da sua cidade

  50. luh santos

    março 24, 2015 at 11:51 pm

    Acabei de conhecer essa matéria sensacional , me deu ate um empurram para prosseguir na minha carreira de manicure

  51. ANDREIA MIRIAM

    abril 9, 2015 at 10:57 am

    ADORO VCS MENINAS BOM QUERO MONTAR MEU CANTINHO DE UNHAS EU ATENDIA EM ADOMICILIO MAS A POUCO TEMPO GANHEI BEBE N QUERO MAS ATENDER ASSIM SEI Q MINHAS CLIENTES N VAO VIM NO MEU ESPAÇO POIS QUEM GOSTA D Q A MANICURE VA EM SUA CS NAO VAI PRA SALAO Q POSSO FAZER PRA RECOMECAR BOA CLIENTELA

  52. Alessandra Gonçalves Anastácio

    maio 27, 2015 at 5:18 pm

    Boa tarde!Adorei as digas de vcs sou manicure já a bastante tempo,mas atendo a domicilio e agora meu sonho é montar um espaço fixo legal aconchegante e alegre trabalhado também com depilação vcs estão de parabéns que com essas digas muitos nos ajuda que Deus continue protegendo sempre vcs um grande abraço.

    • ROSEANE LIMA

      agosto 12, 2015 at 8:39 pm

      Quero abrir meu próprio negócio,mas não sei como dividir a porcentagem com o funcionário.

  53. Talita

    outubro 8, 2015 at 5:26 pm

    Boa tarde. Adorei as dicas. Qual seria sua opiniao em relação aos brindes que posso oferecer. .. obrigada!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Copyright © 2015 The Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top