Outros

Cuidado no Salão! Manicure pode transmitir doença fatal

Um bife tirado pela manicure no canto de uma unha embora não seja muito doloroso pode causar muitos problemas de saúde, pois, além de micose, um alicate ou um pau de laranjeira infectado pode transmitir a hepatite B que pode ser silenciosa, mas fatal.

Para que a transmissão aconteça basta que o material de manicure tenha sido utilizado na manicure de uma pessoa com a doença. Caso o material não seja descartado ou esterilizado antes de ser novamente usado, pode carregar o vírus até uma pessoa saudável, infectando-a.

Muitas pessoas infectadas pelo vírus da hepatite não apresentam sintomas porém correm o risco de desenvolver doenças graves no fígado, como cirrose ou câncer primário do fígado, que colocam em risco a vida.

Manicure pode transmitir Hepatite B

Quais os sintomas que podem indicar infecção

Na maioria dos casos, a hepatite B não provoca qualquer sintoma antes de provocar lesões graves no fígado, mas alguns sintomas que podem alertar para a infecção são:

  • Febre entre 37 e 38ºC constante;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Falta de apetite;
  • Fezes claras e urina escura

Se existirem suspeitas de poder ter contraído a infecção, é importante consultar um clínico geral ou um hepatologista para fazer exames de sangue que confirmem a doença. O vírus da hepatite B pode ser encontrado no sangue e em outros fluidos do corpo, incluindo sêmen, secreções vaginais e saliva. A transmissão ocorre quando o sangue ou outros fluidos corpóreos infectados contaminam penetram no organismo por meio de um corte na pele ou pelo contato íntimo.

Como se proteger no salão de beleza

A melhor forma de evitar a infecção pelo vírus da hepatite B é garantir que o salão tem a higiene adequada, desinfectando todo o material antes de utilizar nos clientes. Assim, é recomendado que se pergunte no salão como é feita a limpeza dos objetos da manicure e se observe se algum dos materiais é utilizado em mais do que uma pessoa antes de ser esterilizado.

Caso não se consiga obter as informações anteriores ou não se confie na segurança higiênica do local, o melhor é utilizar um kit de manicure próprio que se traz na bolsa para o salão. Dessa forma é possível saber que o material apenas está sendo utilizado em uma pessoa, evitando o risco de contágio.

fonte: tuasaude.com

Add Comment

Click here to post a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sorteio de Esmaltes
EU QUERO!
12397 Pessoas participando