Como lixar as unhas

Já se sabe que quem gosta de pintar as unhas, tem que saber lixar as mesmas!

 

Para as unhas ficarem sempre fortes e saudáveis, é preciso ter alguns cuidados. As unhas compridas ficam apresentáveis até um certo ponto, mas quando muito grandes, ficam com uma aparência de desleixo e até mesmo falta de higiene.

Por isso, lixar as unhas sempre que necessário é essencial não só para a saúde das suas mãos, como também para deixá-las sempre bonitas.

Passo 1

Você pode lixar as unhas pintadas ou não. As unhas com esmalte facilitam a vizualização do formato. Principalmente para as iniciantes que ainda não têm prática e ficam com receio de acabar deixando as unhas desiguais. Mas é claro que após devidamente lixadas, o esmalte deve ser retirado.

Passo 2

Separe uma lixa de boa qualidade para dar início ao procedimento. Para saber como lixar as unhas, analise o formato das suas mãos, pois para cada tipo há um tamanho e um formato ideal para as unhas: As unhas redondas combinam com mãos pequenas de dedos grossos e curtos, já as unhas quadradas são para mãos alongadas de dedos finos e compridos.

Passo 3

A maneira correta de lixar as unhas (independente do formato), é apoiando uma das mãos com os dedos esticados sobre uma superfície plana e encostando a lixa na ponta de uma das unhas. O sentido da lixa só irá mudar de acordo com o formato que deseja dar.

Unhas quadradas:

Para lixar as unhas no formato quadrado, a lixa deve ficar na posição paralela às pontas das unhas. Faça movimentos delicados no sentido vai e vem de uma ponta à outra, sempre fazendo uma pausa no meio do caminho. Feito isso, até o tamanho de unha que desejar, finalize lixando as pontas laterais das unhas no sentido de lado até o topo, repetindo o movimento no sentido contrário para garantir que a “pontinha viva” desapareça.

Unhas redondas:

Para lixar as unhas no formato arredondado, basta dar início seguindo o passo 3, onde uma das mãos deve ficar sobre uma superfície plana e em seguida, posicionar a lixa na lateral da unha e fazer movimentos suaves, unindo a ponta com o restante da unha. Imagine sempre o formato de um arco para deixar as unhas bem arredondadas. Repita esse procedimento na outra ponta da unha e una as duas pontas até que o efeito redondinho fique completo.

Passo 4

Depois de lixar as unhas, caso tenha feito o processo com elas ainda esmaltadas, reitre o esmalte velho e finalize aplicando uma cor nova. Se as unhas já estão sem nada, finalize aplicando o esmalte na cor de sua preferência.

Já sabe, o importante é manter as unhas bonitas e bem tratadas!

26 comments

  1. Tenho os dedos finos e alongados e vi em outro site que a unha teria que ser média e pontuda,mas nunca concordei,agora que vi que o certo é quadrada.fiquei super feliz pois é o formato que sempre gostei.

    1. Olá Luciana, Um ótimo remédio caseiro para unhas amareladas e enfraquecidas é mergulhá-las num potinho com vinagre de modo que elas fiquem completamente submersas por 30 minutos.
      As propriedades do vinagre conseguem matar fungos e clarear as unhas, fazendo com que elas tornem-se mais bonitas e fortes.
      Após os 30 minutos de espera, lave com sabão neutro e seque muito bem toda a região.
      Se o problema persistir, você deve aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C, E e minerais como zinco, ferro e cálcio como gérmen de trigo, laranja, acerola, leite, vegetais folhosos escuros, fígado de boi e azeite e usar bases fortalecedoras.
      Espero ter ajudado.. beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *