Dicas

Escolher o formato das unhas

Comprimento e espessura do dedo e leito da unha pesam na escolha.

Toda mulher que preza pelo cuidado de suas unhas e gosta de estar com elas sempre bem feitas sabe que, além da escolha da cor de esmalte que mais se adéqua a ocasião ou ao estilo próprio, outro aspecto que precisa ser levado em consideração é o formato que será dado para elas. Para isso é preciso ficar atenta: não existe uma regra geral nem um formato que possa ser considerado unânime, a melhor escolha muda de uma pessoa a outra.

No geral, há quatro tipos de unhas: as redondas e as quadradas são as campeãs de audiência, mas também fazem sucesso as unhas ovaladas e as pontudas. Quanto ao tamanho podem ser longas ou curtinhas, dependendo em parte da personalidade e estilo da mulher, mas, também, da forma que melhor atende ao formato natural da unha. Certamente os salões de beleza contam com manicures preparadas para dar essa informação. Contudo, existem algumas maneiras práticas através das quais a cliente pode descobrir seu próprio formato ideal de unha sem sair de casa.

formato unha

Primeiramente é preciso analisar qual é o formato natural da unha, observável através do comprimento dos dedos e do leito da unha (também conhecido por meia-lua). Se o dedo for pequeno e o leito fino, a melhor opção consiste em unhas médias e ovaladas. Se o dedo for grosso, longo e possuir leito largo, então o formato mais indicado é o médio e comprido. Se o dedo for longo, fino e tiver o leito estreito, deve-se optar pela unha quadrada. Já se o dedo for pequeno e grosso, com o leito largo, combina melhor com unhas curtas e de tamanho médio. A unha que estiver, por algum motivo, desalinhada das demais, deve ser lixada no formato quadrado.

Outra característica importante de ser lembrada é que unhas redondas quebram com menor facilidade, informação que pode pesar na escolha. A principal dica para a “esmaltólatra” que deseja ter unhas perfeitas é não seguir o formato ou o comprimento que está em voga no momento, pois cada mulher possui um biótipo diferente e, por isso, um tipo específico de unha que melhor se adapta a sua aparência.

12 Comments

Click here to post a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • achei pertinente… mas gostaria de fazer 2 perguntas:
    1ª minha mão é pequena e meus dedos são grossos. Acho q com as unhas maiores a mão fica mais alongada, só q gosto delas quadradas. É mto cafona?
    2ª Gosto de cores de esmalte moderna, a decoração bem discreta, só q não sei se fica bem para mim, já q tenho 52 anos, poderia me esclarecer melhor? obrigada… abç

  • Nossa, adorei as dicas sempre entro nesse site, pra ver as unhas , que eu sempre copio, mais estão lindas todas, e segui a dica de dedos, grossos e longes … Adorei mesmo estão de parabéns

  • Tenho dedos finos e longos e não concordo que o melhor formato para as unhas seja deixá-las pontiagudas. Realmente o que acontece é que o dedo fica ainda mais alongado e aparentemente mais fino. Se meus dedos são finos e compridos, porque vou alongá-los ainda mais? Prefiro deixar as unhas quadradas, assim, se não consigo disfarçar o tamanho dos dedos, pelo menos não saliento ainda mais!

  • ola gostei muito dessas dicas,por favor eu queria saber se existe regra na hora dee escolher a cor do esmalte pq sou morena e na hora de pintar minhas unhas fico com um certo medo de fazer feio existe cor certa pra cada tom de pele ou nao

  • achei muito bom mesmo adorei comtinuie assim mas tenho uma pergunta a fazer bom minha unha ela é media eu que vc acha que eu devo fazer em fofa

  • assim, minha unhas sao curtas e redondas, e quebram na maior facilidade…. e nunca consigo deixar elas quadradas, pois meus dedos sao longos e grossos… o q fazer???

  • Meus dedos têm tamanho médio e são finos, o leito das unhas não aparece devido a sua pequenez … Amo unhas de tamanho médio, porém, não consigo mantê-las por muito tempo, pois tenho problemas de tireóide e, por isso, elas são muito fracas, rasgando e descamando, ao invés de lascar! Estou conformada a usá-las sempre curtinhas, por isso eu queria que vocês postassem mais dicas para unhas curtas e/ou pequenas! Grata e parabéns pelo blog.

  • Amei TUDO!!!! DAS DICAS AOS CUIDADOS, TUDO MESMO!!!! Parabens =D Queria uma dica de limpar os cantinhos, como é o meio mais facil. Bjinhosss

  • Tenho minhas unhas curvadas como de bruxa, queria saber se tem algo que posso fazer para Ela não curvar pois não gosto muito, e uso Ela quadrada queria saber o melhor jeito para usar na minha unha?

Sorteio de Esmaltes
EU QUERO!
12397 Pessoas participando