O que é micose

Olá meninas! Hoje vamos falar de um tema muito importante e incomodativo, a micose! :/

Afinal o que é a micose? Existem dois tipos de micoses no pé: a da pele (dermatomicose), e a que vamos abordar  que é nas unhas (onicomicose), seja como for, são ambas muito dolorosas!

As micoses são infecções das unhas causadas por fungos e além de afectarem gravemente as unhas dos pés, são bastante incómodas e de aspecto desagradável, podendo tornar-se muito dolorosas.

Os primeiros sinais da doença correspondem:

– modificação da cor da unha (amarelada, acastanhada ou esbranquiçada),

– engrossamento,

– aparecimento de uma espécie de depósito (tipo farinha) por baixo da unha,

– e/ou alteração da forma.

Estas malditas doenças, limitam as actividades normais das pessoas, pois tornam doloroso o uso de sapatos, condicionam o andar, para além de serem extremamente desconfortáveis, inconvenientes e embaraçosas.

O acompanhamento podológico de pessoas com onicomicose garante tratamentos eficazes… Para quem sofre deste mal e já procurou tratamento, não esqueça: a interrupção do tratamento favorece a persistência do fungo.

Como tal, devem sempre consultar um podologista para indicação do tratamento mais adequado ao seu caso.

Boa sorte, para quem sofre deste mal! :/

Quem escreveu...:
Nani, "Gosto de maquilhagem, mas não vivo da imagem!", blogger em http://beautyandattitude.blogspot.pt/ :)

Comentários (62)

  1. Paula Responder

    Tenho micose na unha e comecei a tratar na podóloga, porém, tive que interromper o tratamento. Mas ela me aconselhou a secar a unha com o secador de cabelo e passar óleo de cravo, ajuda, mas tem que ter um acompanhamento com a podóloga.

  2. analiza morais Responder

    A cerca de uns 2 anos a minha mao direita vem enfrentando uma micose numa das duas unhas de mao como aqui em cabo verde as consultas aqui sao caras e demoradas eu gostaria de saber alguma soluçao para aminha problema cujo, a micose ja e bastante durado quase que ja nao tem unhas.

  3. analiza morais Responder

    A cerca de uns 2 anos venho enfrentando uma micose na mao direita numa das duas unhas ,como aqui em cabo verde aqui as consultas sao caras e demoradas gostaria de saber uma soluçao para a minhproblema cujo o problema ja e´ avançado como livar dela rapidamento e poder pintar as unhas

  4. sonia de fatima henrique Responder

    o oleo de cravo é excelente pra esse tipo de micose nas unhas, mas o tratamento é demorado e tem que ser pingado todos os dias!!!o oleo de cravo é encontrado em farmacias de manipulação.Sou manicure e tenho visto bons resultados com esse tratamento!!

  5. Bárbara Responder

    Olá meninas sou manicure e tenho em minha clinica óleo de cravo que é bactericida (mais o tratamento é lento) e tem tbm uma pomada chamada “Fungirox” não sei o valor mais uma cliente usa e disse que é muito bom, que usa sapato fechado tbm tem bastante isso pela umidade do pé……espero ter ajudado alguém com esse comentário.

    • Lillian Responder

      Eu descobri a micose na unha dos pés, causada por alergia à esmaltes. A dermatologista me receitou Fungirox “esmalte”. O valor não é tão acessível(em torno de 95,00) e o tratamento é bem lento. Tem que ser usado até que toda a unha comprometida cresça.

  6. Lyliane Responder

    Ola meninas. Mycospor – na farmácia. é espetacular para tratamento de micose.
    Aplica-se uma vez por dia durante algum tempo. é Excelente. experimentem
    Custa á volta de 5 – 6€

  7. ELENICE DE JESUS Responder

    GENTE,UMA VEZ EU TIVE MICOSE NOS DOIS DEDÕES DO MEU PÉ.MINAS UNHAS FICARAM OCAS POR DEBAIXO,TEVE UMA QUE CHEGOU A CAIR.FIQUE COM MEDO.MAS UM DIA LENDO UMA BULA DE UMA POMADA,QUE O MEDICO DERMATOLOGISTA RECEITOU PRO MEU PAI,PARA PASSAR EM UMA ALERGIA DE PELE.DESCOBRIR QUE ESTA POMADA TAMBEM ERA EFICAZ CONTRA MICOSES NA UNHA.COMECEI A USA-LÁ E GRAÇAS A DEUS MINHAS UNHAS NAO TEM MAIS NADA.ESTÃO PERFEITAS .É SEMPRE BOM PROUCURAR UM MEDICO PARA TIRAR DUVIDAS E USAR O REMEDIO CORRETO.FELIZMENTE NO MEU CASO DEU CERTO A POMADA QUE USEI.PARA QUEM QUIZER CONFERIR,EIS AQUI O NOME DELA CANESTEN.

  8. Marles de Jesus Responder

    oi geente…tou aqui para pedir ajuda,venho com esse problema jaa uns quatro anos,minha unha do pé jaa caiu tres veses.ela vai ficando oca por baixo,cada dia qe passa aumenta mais.até qe cai,na maioria das vezes eu corto ela toda,pois dói muito.o qe devo fazer???

  9. Lilian Ferreira Responder

    Olá li e sei o que é isso ter unheiro, eu tenho e já não sei mas qual remédio usar ja fui a varios dermatologistas e não obtive exito. Quero saber se alguem já teve e se já conseguiu curar e qual foi o rémedio????

  10. Sandra Responder

    Infelizmente o tratamento de onicomicose é muito ífícil e demorado, não se fala em menos de um ano, o que é fato de bons resultados é a persistência. Pingar óleo de melaleuca (tea three), duas vezes ao dia todos os dias por pelo menos 6 meses, se parar o tratamento volta tudo. O melhor seria consultar um dermatologista e tomar remédio via oral junto com o tratamento tópico, assim o resultado é mais rápido, mas infelizmente nem todos podem tomar o remédio. Sou manicure e professora do Senac e já vi sim pessoas curadas, mas muita paciência ok

  11. Lilian Ferreira Responder

    Obrigada sr. Sandra. mas já me consultei com diversos dermatologistas e procuro fazer tudo conforme indicado mas….. E coça muito doí demais também mas eu estou experimantando outros remedios que vi o nome pela internet. Ciclopirox e Canestem. Agora aonde eu compro esse óleo e eu não entendi o nome direito, e mas ou menos o valor . Obrigada.

  12. Clara Responder

    Estou com micosenos dois dedões do pé, e comecei a fazer aplicações de laser a duas semanas. A melhora foi incrível! Também estou pingando oleo de melaleuca 3 vezes por dia, e desinfetando os sapatos com lysoform (tem spray e um jato por dentro do sapato é suficiente). Também pingo lysoform nas unhas todos os dias a noite. Estou muito feliz com os resultados, pois antes eu tinha usado esmalte ((fungirox) e tomado fluconazol que fez um mau danado pro meu fígado então adiantou nada.

  13. Rosehenares Responder

    O correto mesmo é procurar um dermatologista. Dependendo da extensão deve ser administrado medicamento por via oral e de uso tópico. O tratamento p as unhas dos pés é demorado, aproximadamente 1 ano. Cortar bem as unhas, lixar a superfície onde o fungo se encontra e deixar sempre seco, é o primeiro passo. Qdo perceber que o fungo está instalado nas unhas, não demorem p procurar tratamento, pq pode passar de uma unha p outra. Podendo atingir até mesmo a raiz, e o tratamento fica cada vez mais difícil.

  14. Rosalia Responder

    Minha mãe está com micose na unha do pé esquerdo, já faz muito tempo e ela não tratava, acabou que passou pro pé e aí ficou bem complicado, a aparência do pé dela estava muito feio, inchado com bolhas, coçando muito e com dor. Agora levei ela no dermato pra ver o que era e ela informou que era micose e receitou fluconazol oral e uma pomada para tratamento do pé por 6 semanas e após esse prazo ela vai fazer exames de sangue pra ver como está o fígado para poder continuar o tratamento para a unha, porque leva até 1 ano para curar a unha com micose.

  15. elvira silva Responder

    oi tenho um problema na minha unha do dedão da mão direita ela ja nasce partida ao meio isto pode ser uma micose ,alguem sabe um tramento,ja fui ao dermatologista e usei uma base feito em farmacia de manipulação esta base foi cara mais não deu resultado sos me ajude por favor obrigado bkus.

  16. ivonete Responder

    sei um remedio otimo ..todas q ensinei q passaram ja tem outra unha
    …….coloca 5 dentes de alho em 200 ml de alcoo 70 % …e deixa curtir por 10 dias ..depois e so pingar 2 veses por dia …demora um pouco ..mais resolve ..vcs vao ver que a unha nova vai empurrando a velha que esta doente e oca …mais tem que fazer o tratamento ate cair td a unha doente ……….fica a dica ….

  17. Rosa Responder

    Boa noite meninas .. detectei micose em um pé já faz um tempo, uma professora de curso de manicure e pedicure passou me uma dica valiosa que está curando e faz sentido rs ela indicou que todos os dias após o banho secador nessa unha em seguida colocar com spray Kiboa (aqui na minha cidade esse é o nome dado ao alvejante de roupas brancas) em pouco tempo tenho visto a melhora não sai mais a “farinha” de baixo da unha e o mau cheiro também acabou, quando eu disse que faz sentido é por que a kiboa mata germes e bactérias encontradas em outros lugares agradeço sempre a professora por que não tem sido demorado e nem dolorido apesar de que a minha estava no início. Boa sorte a todas. =)

  18. Rosa Responder

    Lembrando quem for usar este método, sempre.. sempre antes de colocar a kiboa faça uma boa limpeza na unha passe o palito retirando o máximo de “farinha” que puder assim ela penetra mais e o tratamento vai ser mais rápido.

  19. Giovanna Responder

    Estou tratando com dermatologista e podóloga desde fereveiro deste ano e minha micose da unha do dedão do pé está quase sumindo. Primeiro tratei com ciclopirox esmalte 1 x por semana e atualmente estou com ciclopirox loção, pingando na unha 2 x ao dia e continuo com a podóloga. Não posso fazer uso de medicação oral, então tenho que ser persistente ao tratamento que vai durar mais que um ano, pois mesmo ficando bonitinho, a danada da micose ainda vai estar lá… tem que ter paciência para aguardar a cura. Uma advertência: QBoa é Cloro… estão mandando um metal pesado perigoso pra dentro do organismo… nada bom… assim como já vi gente pingando Pinho Sol… A dica do alho e do cravo são válidas, pois são ótimos fungicidas. Boa sorte!

  20. Sthefanie Responder

    Minha unha do dedo do pé começou ficando estranha no canto ! Oca acho,oca entre aspas,ficou funda.,acho que de tanto mexer !mexia com a espátula. Hoje ela caiu mais não ta com nenhum sintomas de micose”ela não ta amarelada nem saindo farelo algum.,simplesmente caiu ! O que é isso ?

  21. Caroline Bortolon Responder

    Meninas sou manicure e também já ouvi falar em óleo de Melaleuca!!! dizem ser um excelente antibactericida…não custa tentar
    O Óleo de melaleuca é uma substância obtida da extração do arbusto típico do nordeste australiano, de mesmo nome, com propriedades aditivas de defesa do sistema imunológico, combatendo bactérias, vírus e fungos.
    Seus benefícios foram descobertos por antigas tribos australianas, que utilizavam sua seiva para cicatrizar ferimentos.

    Fonte: Óleo de melaleuca – propriedades

  22. Priscila Responder

    Pessoal, vale frisar que a as micoses são problemas causados por FUNGOS, portanto, devem ser tratados com antifúngicos. “Óleos bactericidas”, pelo nome, devem tratar bactérias! Digo deve pois o que mata as bactérias são os antibióticos.
    O problema deve ser tratado de dentro p/ fora – o mais indicado é procurar um dermatologista ou então um posto de saúde. Sim, no posto de saúde uma enfermeira pode prescrever um tratamento com o antifúngico adequado e a pessoa fazer o acompanhamento no próprio posto.
    Eu tratei uma micose com o antifúngico Fluconazol, 1 comprimido por semana durante 7 semanas. Resolveu e meu pé tá lindinho e cheiroso (pq vamos combinar q fede mto eca rs…)
    ;)

  23. DAIANE ROCHA Responder

    EU TIVE UMA MICOSE NO DEDO DO MEIO DA MINHA MÃO DIREITA SOFRI A QUASE CINCO ANOS NADA DO QUE EU PASSAVA ADIANTAVA DAI UMA VEZ MINHA IRMÃ ME DEU UM REMÉDIO FOI O QUE CUROU DE VEZ POREM TEM QUE SEGUIR O TRATAMENTO RIGOROSAMENTE LIMPAR TODOS OS DIAS AS UNHAS E PASSAR SE CHAMA (KOLPADAK) E É SUPER BARATO VENDIDO EM QUALQUER FARMÁCIA

  24. maria vitoria antoni Responder

    ola – meninas , sou n
    bancária aposentada – não costumo ter unhas longas – mas mantenho minhas mãos com as unhas bem ci
    ortadas – ah proposito – tenho umha bem fortes nos pé – mas nas mãos elas descamam – o que poderia usar – para as unhas serem mAIS FORTES ? OBRIGADA!!!!!!

  25. marina Responder

    vocês ja tentaram ao em ves de ficar reclamando do material da manicure levar seu proprio material, nada melhor pra ter certeza de que ta tudo limpo como ser seu propio material #ficadida

  26. Helen Responder

    Ola queridas! MICOSE ACABA COM A NOSSA ALTO ESTIMA! Tenho nos pes a 3 anos, já acabei com meu figado tomando: cetoconazol, fluconazol, e já comprei o ciclopirox esmalte (CARISSIMO!!!) mais nada resolve.
    Uma amiga me disse que o andriodermol é otimo! SERA?
    Alguem já usou e teve resultados???
    ME AJUDEM!!

    BJUS

  27. JOelma Responder

    achei um remedio bom para micoses de unhas.chama-Nailex para micose tem esse remedio para dois tipos:tem para unhas encravadas e tem para micoses.
    Pede o Nailex para micoses.
    é muito bom

  28. Bruna Satler Responder

    Eu peguei um fungo em 2 unhas de cada mão. Elas foram descolando da pele e criando uma espécie de massa por baixo. Fui no dermatologista e ele me passou um remédio que é um esmalte e um outro que pinga uma gota debaixo da unha antes de dormir e ao acordar. E agora minhas unhas esão melhorando pouco a pouco.
    Nome dos remédios: esmalte – Fungirox
    em gotas – ciclopirox olamina

  29. Lilian Silveira Responder

    Pessoal, ano passado pela oitava vez tive que arrancar minhas unhas dos dois dedões dos pés, por conta de “descolamento de borda livre”, sempre tive esse problema, as unhas se descolam do dedo e cria uma massa amarelada por baixo. Muito triste e desanimada, resolvi pesquisar tratamentos pela internet, e entender o que eu realmente tinha nas unhas, após pesquisas e descobrir o tal descolamento de borda livre, resolvi tratar com Ciclorirox Olamina, pingando 3 x ao dia, o medicamento não é caro custa em torno de $ 20,00, claro que tive que cortar toda a parte oca da unha e lixar bem.. Hoje já fazem 6 meses de tratamento, estou muuuito contente com o resultado, a micose desapareceu, más é importante ressaltar que durante o tratamento não pode usar esmaltes.. nem base!! Deve-se limpar os cantos das unhas, mante-las bem curtas e lixadas e não esquecer de pingar o remédio nas lesões.. eu faço minhas unhas toda sexta-feira.. Gente pode confiar.. o medicamento é show .. bjssss

    • Juliana Responder

      lilian muito obrigado por esclarecer minhas duvidas queria muito saber se eu deveria continuar pintando, e atraves do seu comentario me esclareceu,nem base né!!
      e quanto a tirar as cuticulas? vc continua fazendo normalmente? Obrigado.

  30. Lea Responder

    Gente, eu sou manicure e pedicure, o material que eu uso nas minhas clientes é todo descartavel, trabalho com luvas e nunca peguei uma micose, quem pega micose deve mudar de manicure, porque com certesa ela nao usa material descartavel, daí espalha micose em todas as clientes…tomem muito cuidado

  31. WHENNYA Responder

    COLEGA LILIAN SILVEIRA, ME DESCULPE MAS O NOME DO MEDICAMENTO É CICLOPIROX I NÃO CICLORIROX COMO POSTOU EM SEU COMENTÁRIO. MAS VALEU A DICA. OBRIGADO.

    TAMBEM ESTOU EM TRTAMENTO PARA MICOSE DE UNHA, O MEU DERMATOLOGISTA RECEITOU ITRACONAZOL (1 CAP 12 EM 12 HORAS) POR 15 DIAS DEPOIS FLUCONAZOL (01 CAP AO DIA DURANTE 10 DIAS. DEPOIS VAI REPASSAR NOVAMENTE ITRACONAZOL, TAMBEM ESTOU USANDO O ESMALTE FUNGIROX NAS UNHAS EM DIAS ALTERNADOS, PORÉM COMECEI O TRATAMENTO AGORA, E NÃO SEI POR QUANTO TEMPO SERÁ.

  32. Irma Responder

    Também tratei, durou no mínimo 1 ano, pingar ciclopirox todo dia sem descanso, 2 x dia, meias e sapatos limpos com Lysoform, nada de pintar ou usar muito sapato fechado para evitar de “abafar” o fungo e deixar a unha respirar. Para uma festa pode pintar (levando seu próprio material para não contaminar as outras pessoas) mas no dia seguinte tem que tirar o esmalte. Passei Fungirox na sola do pé, porque estava descamando também e tinha outro tipo de fungo. Depois que melhorou parei com o fungirox, mas continuo pingando o ciclopirox, segundo a Dermato, pode ser 1 x semana para evitar de voltar.