Como parar de roer as unhas, de uma vez por todas

Artigo escrito por

Olá meninas! Este post, é talvez um dos mais esperados! São muitas as mensagens que recebo a pedir ajuda para este problema! Felizmente, nunca tive o hábito de roer minhas unhas! Mas conheço quem o faça e tenho pena, pois é de facto difícil acabar com este vício! Procurei um montão de dicas, e só espero que vocês saiam bem sucedidas desta luta! Parar de roer unhas envolve bastante disciplina e força de vontade. Isto, porque este hábito é compulsivo, e muito difícil de controlar, é quase automático.

De acordo com psicólogos, essa mania de roer as unhas (deonicofagia), quase sempre, funciona como uma espécie de alívio inconsciente para sentimentos como ansiedade e insegurança. Costuma começar na infância e pode se estender por toda a idade adulta, sendo comum em homens e mulheres. Além de deixar as mãos feias, o ato de roer as unhas facilita a entrada de várias bactérias no organismo humano.

parar de roer as unhas

Algumas pessoas começam a roer a unha quando esta começa a crescer e outras roem a pele a sua volta, uma vez que nem dão tempo das unhas crescerem. Pior que isso é saber que uma pequena minoria de pessoas roí as unhas até sangrar.

Dicas parar parar de roer as unhas

– Mantenham as unhas com esmaltes coloridos e com manicures bonitas – costuma funcionar como um lembrete de que “se roer vai estragar”!

– Se não tiver pena de destruir as manicures, outra alternativa é usar esmaltes que tenham sabores amargos. (Existem produtos amargos próprios para aplicar nas unhas que desafiam o seu paladar a travar o vício.)

– Passar óleo de oliva também pode funcionar, já que o óleo amolecerá as unhas e dificultará o acto de roer.

– Unhas postiças ou de porcelana também podem ser utilizadas, não vai morder não!

– Enrolar as pontas dos dedos com fita adesiva também funciona.

– Volte aos remédios antigos e coloque picante sobre as unhas: o ardor que vai sentir na boca vai servir de freio.

– Ao tratar as unhas regularmente existe a possibilidade de se sentir motivado a conservá-las. Se tiver unhas fracas ou quebradiças alguns comprimidos com vitamina A vão torna-las fortes em algumas semanas.

– Mergulhe as unhas numa solução de óleo de rícino morno durante 20 minutos e faça-o duas vezes por semana.

Durante esse processo coma alimentos ricos em cálcio e magnésio, de modo a que as unhas possam crescer mais rapidamente e de uma forma saudável. No fim, vai se orgulhar de si próprio, pois conseguiu deixar de roer as unhas e ultrapassou um grande obstáculo.